Logística é dependente do transporte rodoviário e saber como usá-la pode evitar roubos de cargas

Foto: Divulgação

Os roubos e furtos nas estradas brasileiras vêm sendo cada vez mais noticiados nos meios de comunicação. Os prejuízos gerados anualmente por esse tipo de ação criminosa passam dos bilhões, é necessário investir em uma boa logística para que haja mais segurança nesse segmento.

A área de transportes movimentou, nos últimos cinco anos, em torno de 21 bilhões de reais. Os custos de transporte atingem 7% do PIB, esses números mostram que a cadeia logística custa para os cofres públicos e afeta diretamente a economia do país.

E esse cenário força as empresas a encontrar novas soluções para diminuir os riscos para os profissionais responsáveis por esses transportes. As políticas internas são importantes para garantir a segurança dos transportes, e mais do que investir em tecnologia e equipamentos, é preciso ter uma postura mais racional dos responsáveis pela empresa e tomar medidas preventivas.

logística deve ser pensada de maneira eficaz, uma dica é evitar viagens noturnas, pois o fluxo nas estradas é menor, o que propicia roubos de cargas. É preciso analisar bem a necessidade dos deslocamentos noturnos. Também é importante programar as paradas para que sejam feitas em locais conhecidos e movimentados.

Planeje as rotas

O planejamento de rotas das viagens deve estar dentro da política de transportes da empresa e é fundamental para que o motorista não trafegue por locais desconhecidos, e para que evite os locais onde há alto índice de furtos e roubos de carga.

Manter uma comunicação com os motoristas é uma forma eficiente de evitar prejuízos, o condutor ter um respaldo de mais pessoas caso identifique uma situação de risco é importante. A empresa deve tomar a frente e adotar uma política de treinamento e orientação para esses motoristas, para que saibam as medidas que devem tomar, instruí-los minimiza os riscos de roubos.

A tecnologia auxilia em uma boa logística interna de uma empresa

Nos dias atuais é impossível falar em segurança na logística sem incluir a tecnologia. Existem softwares e sistemas informatizados que dão auxílio para as empresas no aprimoramento da segurança dos seus deslocamentos.

O sistema de gestão de rotas é incluído nesse ponto, esse planejamento evita que o motorista trafegue em vias com altos números de furtos e roubos de carga. Por meio de mapas virtuais, os softwares traçam as melhores rotas com base em vários aspectos. E depois de receber essa informação a empresa pode restringir da rota aqueles lugares, ou tomar medidas auxiliares para tornar o transporte mais seguro.

O sistema de rastreamento e monitoramento de veículos é uma das alternativas mais utilizadas atualmente. O rastreamento das frotas de veículos em tempo real torna a rotina da logística mais segura. Muito ainda tem que ser debatido dentro desse assunto, a demanda por soluções mais eficientes ainda existe, pois nenhuma destas alternativas citadas impede que ocorra algum roubo, só deixa a empresa mais precavida e capaz de saber lidar quando ocorre algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo