Terremoto de 5,8 graus na Escala Richter atinge o Havaí (EUA) e vulcão entra em erupção

Cinzas saindo do Vulcão Kilauea, no Havaí (EUA) puderam ser vistas nesta sexta-feira (04/05) – Foto: U.S. Geolgogical Survey / AP

Um forte terremoto de magnitude de 5,8 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (04/05) o Estado do Havaí, nos Estados Unidos (EUA). Ainda não há informações sobre possíveis vítimas, mas os danos são consideráveis.

De acordo com informações das principais agências internacionais, o abalo sísmico ocorreu próximo ao Vulcão Kilauea, que entrou em erupção. As autoridades determinaram a retirada imediata de 1.700 moradores de suas casas. Todos estão sendo levados para abrigos e/ou casas de amigos.

A Agência de Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) classificou o tremor como sendo de 6,9 graus, mas depois corrigiu a informação para 5,8 graus. Nas últimas 24 horas foram registrados 119 tremores de terra na região, a maioria de baixa intensidade.

O Centro de Tsunami do Pacífico, vinculado ao Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, informou que algumas regiões podem sofrer pequenas flutuações no nível do mar, mas que não são esperados tsunamis.

O terremoto e a erupção do vulcão no Havaí (EUA) obrigaram as autoridades a determinarem a retirada de 10 mil pessoas da Ilha – Foto: WhatsApp/Reprodução

Por causa da erupção do Vulcão Kilauea, as autoridades locais decretaram estado de emergência no Havaí, e recomendou a todos que deixam as regiões litorâneas.

A Rede de TV CNN divulgou a informação de que o Observatório Vulcânico do Havaí registrou uma nova fissura na ilha. Agora são quatro fissuras ativas em toda a ilha.

O Departamento de Obras Públicas do Havaí constatou que emissões de vapor e lava estão saindo da cratera do vulcão e que ele está sendo monitorado por especialistas e técnicos. Acredita-se que a lava que está se desprendendo do vulcão pode atingiu temperaturas em torno de 1.150º C e pode se espalhar por uma área de aproximadamente 10 metros da fissura.

O Vulcão Kilauea é um dos cinco na ilha, tendo a erupção começado na quinta-feira (03/05) depois de uma série de tremores de baixa intensidade.

A Defesa Civil abriu dois abrigos de emergência para acolher possíveis desabrigados e não descarta a possibilidade de transferência de todos para o continente.

Já o governador David Ige atibiou a Guarda Nacional do Havaí para ajudar a população local e dar uma resposta imediata ao estado de emergência.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo