Avalanche de neve deixa 4 mortos e 5 feridos nos Alpes Suíços

Uma avalanche de neve nos Alpes Suíços causou a morte de pelo menos quatro pessoas na tarde de domingo (29/04) e deixou cerca de cinco feridos, segundo informações das autoridades policiais locais. O estado de saúde dos feridos é considerado extremamente grave.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, 14 montanhistas desciam a montanha quando foram surpreendidos pela avalanche de neve, que os soterrou. Vários esquiadores conseguiram sair debaixo da neve, mas passaram a noite no relento, enfrentando um intenso frio e sem alimentação, antes de serem resgatados.

Montanhistas e esquiadores foram atingidos por uma avalanche de neve em Pigne d’Arolla, na Suíça – Foto: Deutsche Welle/DW – Cortesia

O incidente aconteceu na Região da Montanha denominada de Pigne d’Arolla, a uma altitude de 3.270 metros. Equipes de resgate foram mobilizadas ainda no domingo (29/04), mas elas tiveram que suspender as buscas, as quais foram retomadas na manhã desta segunda-feira (30/04).

Uma fonte policial, que pediu para não ser identificada, disse que um dos montanhistas morreu no local em decorrência da queda, e que outros três morreram no hospital quando estavam sendo atendidos pelos médicos. Dos cinco feridos, três sofreram hipotermia.

Informações preliminares revelam que os montanhistas são da Itália, França e Alemanha. As autoridades destes países já foram comunicadas sobre o ocorrido.

As autoridades policiais suíças informaram que os montanhistas partiram em dois grupos, um de 10 pessoas e outro com 4 pessoas. Eles saíram da Cabana de Dix, localizada a 2.928 metros de altitude, com o objetivo de percorrer uma rota conhecida como ‘Serpentine’, em direção à Cabana de Vignettes. Um guia fazia parte do grupo maior, mas até o momento as autoridades não informaram sobre o estado de saúde dele.

Testemunhas disseram que os montanhistas foram surpreendidos pela avalanche de neve quando estavam no meio do trajeto, quando eles se preparavam para interromper o percurso por causa de uma tempestade.

O alerta sobre o desaparecimento dos montanhistas foi dado pelo guarda da Cabana de Vignettes. Equipes de resgate, formadas por 13 médicos, 12 guias e 7 helicópteros participaram da operação de busca e salvamento.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo