Atentados matam 25 pessoas no Afeganistão, incluindo 8 jornalistas

Policiais afegãos ajudam jornalistas vítimas de um ataque terrorista ocorrido nesta segunda-feira (30/04) em Cabul, capital do Afeganistão – Foto: Omar Sobhani/Reuters

Um duplo atentado a bomba próximo a Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 25 pessoas na manhã desta segunda-feira (30/04), incluindo oito jornalistas que noticiavam ataques terroristas na região.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os dois atentados foram praticados por homens-bombas, que morreram nos respectivos ataques. As identidades dos suspeitos ainda não foram verificadas.

Equipes de emergência e membros das Forças de Segurança foram mobilizadas e rapidamente chegaram aos locais dos atentados, que permanecem isolados. O número oficial de feridos é incerto, porém fontes médicas avaliam em 35 o número de vítimas até o momento.

Todos os feridos estão sendo socorridos e encaminhados a hospitais da capital que estão praticamente lotados.

Informações preliminares revelam que os jornalistas estavam no local trabalhando, realizando matérias jornalísticas e imagens de um atentado ocorrido momentos antes, quando foram atacados por um homem-bomba, que se aproximou deles, detonando os explosivos.

Ainda não há informações sobre as nacionalidades dos jornalistas, mas acredita-se que entre eles exista repórteres estrangeiros.

O Comitê de Segurança dos Jornalistas Afegãos (AFJSC – sigla em inglês), divulgou um comunicado lamentando o ocorrido e afirmando que o número de vítimas entre os profissionais da imprensa pode ser maior.

Ainda segundo a nota do Comitê, “esse já está sendo considerado o maior número de vítimas entre trabalhadores da mídia em um único ataque no país”.

O Estado Islâmico reivindicou para si a responsabilidade pelos atentados ocorridos hoje na capital Cabul. Os responsáveis pelos mesmos morreram nas respectivas explosões.

O chefe de polícia de Cabul, Hashmat Stanakzai, declarou agora a pouco que o número oficial de feridos é de 135 vítimas, sendo que destas, 49 encontram-se em estado gravíssimo.

Os jornalistas, incluindo uma mulher, eram na maioria afegãos e foram mortos na segunda explosão. Morreram no ataque dois repórteres da TV Mashal, um repórter e um cinegrafista da 1TV, dois repórteres da Rádio Azadi e um repórter da Tolo News.

A Agência de Notícias France Press informou que seu principal fotógrafo no Afeganistão, Shah Marai, foi morto no ataque.

Cerca de cinco jornalistas ficaram feridos no atentado, entre eles um fotógrafo da Agência Reuters, que sofreu ferimentos em uma das pernas causados por estilhaços.

Com informações das Agências, France Presse, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo