Expoagro movimenta turismo em Dourados

Evento acontece em Dourados de 11 a 20 de maio.

Foto: Divulgação

A pouco mais de duas semanas para o início da 54ª Expoagro, o comércio e turismo da segunda maior cidade do Estado já se preparam para receber visitantes e turistas durante a feira. No ano passado, a Expoagro atraiu 60 mil pessoas para o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante os dez dias de evento, público que deverá ser mantido ou superado nesta edição. A 54ª Expoagro acontece em Dourados de 11 a 20 de maio.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lucio Damalia, este público que chega a Dourados não vai apenas à feira. Eles se hospedam nos hotéis, lotam os restaurantes e consomem no comércio local. “Sempre que a Expoagro se aproxima, há uma expectativa do turismo e da economia da cidade como um todo. As lojas se preparam com produtos específicos para este público e há um incremento importante na economia do município”, avalia, ao citar também a contribuição na geração de novos postos de trabalho.

No ano passado, mais de 700 pessoas das empresas fornecedoras trabalharam na preparação, antes do evento começar. Segundo análise do Conselho Regional de Economia, para cada emprego direto gerado, outros três indiretos também são criados. Dessa forma, esses 700 colaboradores geraram outros 1.400 postos de trabalho durante o evento.

A rede hoteleira do município também já se prepara para um aumento na procura por hospedagem. O sub-gerente do Hotel Ibis, Werno Eberhardt Júnior, comenta sobre o movimento durante a Feira Agropecuária. “Nossas perspectivas são muito boas, principalmente nos dias de shows, já que se tratam de artistas com renome nacional. Temos trabalho para que todos os quartos estejam disponíveis aos visitantes. Por isso, oferecemos diversas vantagens para o nosso público”, afirma.

Durante a Expoagro, tradicionalmente o Hotel Ibis recebe mais visitantes em busca de entretenimento. Boa parte de quem vem à feira é de outros Estados, o que gera uma importante demanda ao empreendimento. Segundo a gerência, no ano passado, durante o mesmo período, o hotel atingiu 80% de ocupação por conta do evento. Para este ano, a meta é alcançar uma taxa de 90% a 100%.

O Hotel 10 também espera aumento significativo na procura por hospedagem durante a realização da feira. Segundo a gerente Bianka Rocha, a procura pelos quartos começa já no mês de abril e se intensifica no começo de maio, o que proporciona uma ocupação de até 100% durante os dias de evento.

A expectativa para a Expoagro é grande. “Todos os anos sabemos que durante os 10 dias, a feira traz consigo um aumento do movimento, por isso já nos preparamos para isso, deixando sempre a equipe completa e alinhada para oferecermos um serviço de qualidade”, complementa a gerente.

Vantagem para os douradenses

Atraída pela geração de empregos e a movimentação na economia local, a Prefeitura de Dourados é a principal patrocinadora do evento. A secretária de Desenvolvimento Econômico de Dourados, Rose Ane Vieira, destaca que a Expoagro é o maior evento do município, proporcionando ao segmento empresarial um aumento importante no faturamento com relação aos outros períodos do ano.

“Além do setor turístico como um todo, outros segmentos também são diretamente beneficiados com a vinda de turistas e visitantes, como farmácias, comércio local, postos de combustível, salões de beleza, oficinas mecânicas e até panificadoras”, afirma. “Toda a cidade é beneficiada, e por este motivo apoiamos e somos parceiros na realização deste evento”, acrescenta.

Sem contar o incremento no ISS, por conta das empresas que fornecem serviços e que vem de outros municípios, o que gera outros benefícios para os douradenses.

De acordo com a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), a Expoagro é um dos eventos mais aguardados do ano pelo setor empresarial. “Muitos comerciantes da cidade são fornecedores diretos da feira, outros tem o espaço como vitrine para o seu negócio”, afirma a presidente, Elizabeth Rocha Salomão.

Ela lembra ainda que até mesmo os debates mais específicos do setor agropecuário, como a apresentação de novas tecnologias que melhoram a produção, podem ter impacto no comércio em longo prazo. “Agregar conhecimento, melhorar o custo/benefício da produção com novas tecnologias, traz mais lucratividade em curto, médio ou longo prazo. Isso é bom para o campo e nossa cidade respira o agronegócio. Quando o campo vai bem, a cidade vai bem”, afirma.

Sobre a Expoagro

A 54ª Expoagro é realizada pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com Daniel Freitas e João Paulo Paz, organizada pelo Grupo Sato e conta com o patrocínio da cervejaria Devassa, Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Dourados, São Bento incorporadora, Caixa, Senar/MS e Unigran com o apoio do Sicredi e tem a parceria da Aced – Associação Comercial e Empresarial de Dourados, da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS -, e do Hotel Ibis e Hotel 10.

A entrada é gratuita todos os dias até às 18 horas. Nos dias de show, a cobrança será feita a partir desse horário e nos demais, a entrada será franca.

Ingressos e passaportes

Os ingressos e passaportes para os shows podem ser adquiridos pelos sites www.expoagrodourados.com.br e www.ingressonacional.com.br

Siga a Expoagro nas redes sociais: @expoagrodouradosoficial e facebook.com/expoagrodouradosoficial

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo