Cia Teatral OFIT estreia novo espetáculo no Centro Cultural na próxima semana

O espetáculo trata os dilemas e as dicotomias da vida numa variante de abordagens temáticas.

Espetáculo ‘Pedra Bruta’ – Foto: Helton Peerez / Vaca Azul

Campo Grande (MS) – A Cia Teatral OFIT estreia na próxima quinta-feira (3), o espetáculo “Pedra Bruta” – Ensaio para colher o provisório das coisas”, às 20 horas e segue com apresentações até domingo (6) no Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O espetáculo tem duração aproximada de 45 minutos, classificação indicativa de 14 anos, entrada gratuita e ingressos limitados.

O novo espetáculo da Cia. OFIT é uma mistura de arte e vida, de emoção e entrega, de gatilhos e pulsões. A peça revela um caleidoscópio de situações e angústias que promovem uma exposição direta, engraçada e sensível sobre a intolerância, a juventude e a intensidade dos tempos de agora.

Enquanto a natureza de um grito coletivo é lapidada, o teatro desponta para iluminar a superfície dos olhos e aquele açúcar que fica no fundo. O estado bruto se torna a matéria tanto das pequenas violências cotidianas quanto da capacidade de moldar o tempo que resta. Pedra Bruta é um encontro que estreita a distância entre ator e personagem, entre os silêncios coagidos e as explosões que pairam quando o palco se transforma no instante incontornável para se falar sobre tudo o que poderíamos ser, se o mundo soubesse colher a brutalidade das pedras.

Com direção de Nill Amaral e escrito pelo dramaturgo e colaborador da OFIT há mais de cinco anos, Éder Rodrigues, a peça é originária do projeto “AMADORES – O que você gostaria de dizer através do teatro e não teve oportunidade?” que no começo deste ano, teve sua desenvoltura através do Edital do Fundo de Apoio ao Teatro de Campo Grande (FOMTEATRO) por meio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campo Grande (SECTUR) com apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Cidadania (SECC), Fundação de Cultura (FCMS), Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG) e UFGD – FACALE Curso de Artes Cênicas.

“Durante o processo de ensaios e preparação do projeto, muitos recortes foram surgindo, inspirados na polarização e nos contextos sociais bastante discutidos na atualidade, como a falta de comunicação, a intolerância, o preconceito. O projeto não teve a conotação de realizar oficina para formar atores, mas o de buscar um diálogo cênico que atravessasse o seu pensamento na construção de uma identidade teatral que só a arte permite”, afirma o diretor Nill Amaral.

Sobre o espetáculo, o diretor complementa que “No palco os atores encenam situações que vai da violência ao processo de questionar o próprio estar em cena, em outras palavras, discutir o fazer teatral na nossa atualidade. As cenas se desenrolam a poucos metros do público, no “foyer” do teatro, pretendendo uma identificação imediata”.

Todo o processo teve mais de quatro profissionais renomados orientando cada passo, desde o figurino aos vídeos/depoimentos elaborados para o espetáculo partiram da premissa inicial: ”O que você gostaria de dizer através do teatro e não teve oportunidade?

Serviço: Apresentações gratuitas de quinta a sábado (03 a 05) às 20 horas e no domingo (06) às 18 e 20 horas, os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência. O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de agosto, 453 – centro, entre a avenida Calógeras e rua 14 de Julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo