Mitos e Verdades da proteção da pele

Foto: Divulgação

1) A ingestão de vitamina C, seja por cápsulas ou por alimentos, ajuda a proteger a pele quando exposta ao sol.

VERDADE

A vitamina C possui uma excelente propriedade antioxidante. Desta forma, contribui para amenizar as consequências negativas da exposição ao sol. Além disso, a vitamina C estimula a síntese de colágeno, auxiliando na sustentação da pele.

Quando pensamos em vitamina C, nos vem a clássica administração oral, via cápsulas ou alimentos, mas podemos também potencializar os seus benefícios com a aplicação tópica.

Destaco a Nikkol VC-IP® como a melhor vitamina C de aplicação tópica do mercado magistral, a qual pode ser adicionada nos cremes manipulados, que possui excelente propriedade antioxidante, auxilia no clareamento, firmeza e na proteção contra a exposição ao sol.

2) Peles brancas e peles negras devem usar o mesmo FPS.

MITO

A pele possui classificações, sendo a mais famosa a escala de Fitzpatrick, onde a pele é classificada em fototipos de um a seis que variam da pele mais clara (fototipo 1) à pele negra (fototipo 6), tendo como parâmetro a capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol. Dentro dessa escala sabemos que nos fototipos mais baixo a pele é mais sensível ao sol, necessitando assim de um fator de proteção mais alto como FPS50 ou mais. Sendo assim, quanto maior o fototipo menos sensível a pele é ao sol sendo indicado nesses casos um FPS30 de uso diário.

3) Quanto mais bronzeada, mais saudável a pele.

MITO

Nem sempre, pois uma exposição contínua ao sol ou outras formas de pegar uma “corzinha” podem promover o fotoenvelhecimento, que compromete o DNA celular e estimulam a degradação de colágeno. Uma pele bronzeada pode ser obtida com mais segurança a partir da fotoproteção e a ingestão de alimentos ricos em carotenoides, além da combinação da suplementação com nutracêuticos e nutricosméticos ricos em fitoquímicos que auxiliam na proteção solar contra os raios UV como Oli-Ola™ e Lacto-Licopeno®.

4) Existem cápsulas que auxiliam na proteção contra as agressões do sol.

VERDADE

Sim! E estas cápsulas estão disponíveis nas farmácias de manipulação do país, na qual podemos encontrar ativos como Oli-Ola™ , Dimpless® e Laco-Licopeno® que auxiliam na proteção UV, possuem ação antioxidante, combatendo as consequências da exposição a radiação. Além disso, estimulam a síntese de colágeno e renovação celular, contribuindo para uma pele mais uniforme e luminosa.

5) Deve-se usar protetor solar mesmo em dias nublados.

VERDADE

Com certeza! Mesmo em dias nublados estamos sujeitos à exposição aos raios UV, os quais possuem a capacidade de penetrar as nuvens e chegarem até a nossa pele e, consequentemente, promover danos. Assim, é essencial e fundamental a aplicação de filtro solar mesmo em dias nublados.

6) Cápsulas de colágeno retardam o envelhecimento da pele.

MITO

Ao envelhecimento todos estamos sujeitos, porém a administração de colágeno favorece a redução das consequências do envelhecimento, pois esta reposição auxilia na produção de colágeno presente na pele que promove a sustentação e hidratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo