Frente inicia pente-fino em nomes que querem renovar o Congresso Nacional

Foto: Divulgação

No último sábado (14/04), a Frente Pela Renovação, coalizão que pretende renovar o Congresso Nacional, encerrou as inscrições do processo seletivo. Ao todo, 130 pessoas efetivaram interesse – alguns desistiram para concorrer às assembleias estaduais. Agora, o movimento que se diferencia por ter uma Agenda própria inicia a fase de compliance dos pré-candidatos para saber se os nomes estão alinhados com quatro eixos: Justiça, Integridade, Sustentabilidade e Democracia.

A organização conta com uma equipe multidisciplinar para aplicar uma série de normas e diretrizes preestabelecidas e consideradas fundamentais para uma renovação política que esteja de acordo com os princípios do movimento liderado pelo cientista político Miguel Nicacio.

Primeiro, a entidade vai avaliar os vídeos e as 250 palavras utilizadas por cada um dos candidatos que se inscreveram no processo seletivo. Em seguida, empresa ICTS irá fazer um “pente-fino” penal, administrativo e fiscal de todos os nomes.

Já o escritório de advocacia Pereira Gonçalves será responsável pela checagem dos candidatos na internet. O objetivo é descobrir se eles fomentam extremismos e discursos de ódio. Posteriormente a esta etapa, eles serão encaminhados para uma entrevista individual, momento em que a Frente confirma se existe ou não o alinhamento com a Agenda liberal do movimento.

Após serem efetivados na coalização suprapartidária, a coalizão vai oferecer, por meio de uma rede de parceiros, encontros de integração, workshops com especialistas e a divulgação dos potenciais candidatos aos cargos de deputado (a) federal e Senado. A Frente não investe dinheiro em políticosoferece a formação.

Com isso, os mais de 140 milhões de eleitores que irão às urnas em 2018 terão uma espécie de selo de qualidade da Frente, instrumento que torna ainda mais eficiente o poder do voto.

Além de pré-candidatos, a Frente é composta por entidades da sociedade civil comprometidas com a renovação do Congresso. A ideia é que, juntas, essas organizações formem uma aliança pela renovação da política nacional, capaz de transformar o Legislativo e de pôr fim em um modelo antigo de se fazer política – que empobrece, custa caro, não desenvolve o país e desrespeita os direitos dos cidadãos brasileiros.

Frente Pela Renovação

A Frente Pela Renovação é uma coalizão composta por movimentos da sociedade civil, organizada em 2017, que visa selecionar e apoiar candidaturas ao Congresso Nacional para 2018. A Frente é uma organização suprapartidária, financiada por suas entidades, e que possui uma Agenda própria.

Sobre Miguel Nicacio, líder da Frente pela Renovação

Miguel é Cientista Político pela USP, Bacharel em Direito pela FGV-SP, Mestre em Ciência Política pela USP. Professor de Processo Civil na Ceunsp de Salto – SP. Co-fundador do movimento Onda Azul. Pesquisador do NEF/ FGV (Núcleo de Estudos Fiscais) e fundador do Fórum Varginha 2050.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo