Tecnofam 2018: Mauricio Saito destaca pluralidade na produção de MS e importância da tecnologia

Evento contou com a presença de lideranças rurais e políticas do estado

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul – Foto: João Carlos Castro

A diversidade da produção de Dourados e de Mato Grosso do Sul foi destaque do discurso feito pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura da 3ª Tecnofam – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar, realizada nessa terça-feira (17), em Dourados.

Ao comentar sobre o acesso às inovações, o presidente pontuou: “Somos referência na pecuária e nos grãos, assim como em outras cadeias produtivas, como pecuária de leite, hortifrúti e apicultura, registrando, por exemplo, a maior produtividade de mel do Brasil”, afirmou.

No encontro, considerado um dos mais importantes do estado para a agricultura familiar, Saito salientou a relevância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores. “É uma grande satisfação ver, aqui, a presença da academia, formada por grandes fomentadores de tecnologias, que podem ser aderidas pelo produtor, independente do seu porte”.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, reforça a importância da iniciativa: “Da mesma forma que temos a Dinapec, a Showtec e a Tecnoagro, e tantas outras feiras espalhadas pelo Brasil, nós temos que ter aquelas designadas a este grupo de pequenos produtores. Esse é o nosso compromisso de trazer conhecimento e tecnologia aos produtores de base familiar para tornar o negócio mais competitivo e eficiente”,

O diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário de Extensão Rural, André Borges, destacou que o foco da Tecnofam é proporcionar aos produtores familiares o acesso ao conhecimento especializado. “A agricultura familiar precisa passar por melhoria de tecnologia e de investimentos para poder competir em preço e produção”.

Para o deputado estadual Renato Câmara, o evento é uma mola propulsora de conhecimento. “Estou muito feliz com esta iniciativa que proporciona difusão de tecnologia, essencial para o produtor se manter na terra”.

A prefeita municipal de Dourados, Délia Godoy Razuk, ressaltou como o produtor rural familiar tem uma relação diferente com o campo. “A terra é tanto seu local de trabalho como sua moradia. Em Mato Grosso do Sul, são 80 mil famílias produzindo alimentos de qualidade”.

O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, comentou que Dourados é o melhor local para sediar a Tecnofam devido a sua produção variada, como cana-de-açúcar, apicultura e grãos. “Estamos na sede da agricultura familiar. Aqui vemos nos produtores douradenses a capacidade de adquirir tecnologia, devido ao cooperativismo e associativismo”.

Após a cerimônia, as lideranças rurais e políticas fizeram um giro tecnológico pela feira, para conferir os experimentos e tecnologia.

Participaram da abertura da Tecnofam 2018, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália; o chefe geral da Embrapa Pantanal, Jorge de Lara; o chefe geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede; o coordenador geral da Associação dos Produtores Orgânicos de MS, Raimundo Rossi; a gerente regional Sul do Sebrae/MS, Flávia Rosa dos Santos; a reitora da UFGD, Liane Calarge; o supervisor de Inovação e Negócios da Embrapa Agropecuária Oeste, Ademar Zanatta e o vice-prefeito de Dourados, Marisvaldo Zeuli.

Parceiros – O evento é uma realização da Embrapa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fudems). O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Sebrae, Senar, além de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representado por 14 Unidades da Embrapa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo