Livro que será lançado amanhã relembra história do Hotel Gaspar

Obra discorre sobre aspectos históricos e culturais de um dos mais importantes patrimônios campo-grandenses

Elaine e Maria Augusta – Crédito: Raquel de Souza

Localizado bem no centro da cidade, imponente com seus 63 anos de história e ainda em funcionamento está o Hotel Gaspar, um dos principais monumentos de Campo Grande. Para não deixar que as memórias desse local tão importante caíssem no esquecimento, as autoras Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho decidiram registrá-la, e irão lançar amanhã (13), a partir das 19 horas, o livro “Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local”. “Não se ama aquilo que não se conhece, então nós campo-grandenses temos que conhecer nosso patrimônio para que possamos preservá-lo”, resume Elaine.

A noite de autógrafos será realizada no próprio hotel, um empreendimento moderno e inovador para sua época, fundado por Antônio Gaspar em 1954 e que tem a estrutura original preservada por sua família até hoje. A obra discorre sobre a visão histórica e cultural do estabelecimento, construído ao lado da Ferrovia (NOB) alguns anos depois de sua instalação e considerado pioneiro no ramo de hotelaria na cidade, tendo recebido hóspedes ilustres. “Não tem como falar da história de Campo Grande sem falar do Hotel Gaspar, pois ele acompanhou diversas etapas de seu crescimento e desenvolvimento”, afirma a professora Maria Augusta.

Elaine e Maria Augusta – Crédito: Raquel de Souza

O livro foi desenvolvido a partir da dissertação de Elaine, que teve Maria Augusta como orientadora. As duas não quiseram restringir o conhecimento acumulado ao ambiente acadêmico, por isso transformaram a pesquisa em livro, com investimento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) através da SECC – Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Governo do Estado. “O livro é uma forma de compartilhar o conhecimento com a sociedade, está numa linguagem bem acessível para cumprir essa função social”, conta Elaine.  “As pessoas que forem ao lançamento vão reviver um pouco da história, pois visitar o Hotel Gaspar é como visitar o passado”, finaliza a autora.

Serviço: O lançamento do livro “Hotel Gaspar: Identidade e Memória no Contexto do Desenvolvimento Local”, escrito pelas autoras Elaine Cristina Paganotti Rezende e Maria Augusta de Castilho e publicado pela Life Editora, será realizado amanhã, dia 13 de abril, a partir das 19 horas no Hotel Gaspar, localizado na Avenida Mato Grosso, 02 – Centro.

Sobre as autoras: Elaine Cristina Paganotti é formada em Administração, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Maria Augusta de Castilho fez Pós-Doutorado em Linguística, Doutorado em História Social na USP (Universidade de São Paulo) e Mestrado e Graduação em História pela USC (Universidade do Sagrado Coração). É professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local e do curso de História da UCDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo