Mulher com esclerose múltipla supera desafios e estará no 33º 10 Km Tribuna FM/Unilus junto como o marido

Ana Laura Carneiro, diagnosticada com esclerose múltipla em 2013, durante participação no 10 Km Tribuna FM Unilus – Crédito: Natasha Guerrize/FMA Notícias

Na sabedoria popular, sempre há uma mulher atrás de um grande homem. A autônoma Ana Laura Carneiro, de 33 anos, foge à ‘suposta regra’. Diagnosticada com esclerose múltipla em 2013, ela está recebendo o suporte e a parceria do marido para participar do 33º 10 KM Tribuna FM/Unilus, no dia 20 de maio, em Santos. Ela reforçará o Pelotão da Igualdade, uma novidade na prova, sendo conduzida num triciclo.

Mas o desafio não se limitará apenas à participação. Motivada, ela quer mais e os casal já traçou o objetivo: nos 500 metros finais, Ana Laura quer deixar o triciclo e concluir o percurso caminhando, lado a lado para comemorar a superação. “Vou ficar muito emocionada. Será um momento de repensar tudo o que aconteceu comigo e pensar na minha família, que é a base de tudo o que consigo superar hoje em dia. Vai ser o começo de uma nova fase nas nossas vidas”, afirma a autônoma.

O desejo de participar da prova já vinha de tempos, mas as perspectivas eram baixas, por conta das dificuldades de locomoção, causada pela doença autoimune, que afeta o cérebro e a medula espinhal. “Na minha cabeça, eu não teria condições de caminhar, mesmo com meu esposo me auxiliando. Afinal de contas, não é um percurso fácil. E eu nunca tinha participado da prova antes”, fala.

O que era um sonho distante passou a se tornar realidade, quando conheceu o projeto Empresto Minhas Pernas, um grupo de corredores amadores com e sem deficiência para participar de corridas de rua conduzindo cadeirantes. “Ficamos apaixonados pelo trabalho”, conta Ana Laura.

O marido, Heverton Carneio, mostra seu orgulho ao falar da futura caminhante. “Minha mulher é uma guerreira, é a minha inspiração do dia a dia”, enaltece o analista de sistema, que também é iniciante na modalidade e mostra empolgação para encarar os 10 KM ao lado da esposa. “Não será fácil, porque vou correr e ainda conduzir o triciclo com a Ana. Mas tudo compensa quando vejo o sorriso dela estampado no rosto”, confessa.

Ana Laura Carneiro, diagnosticada com esclerose múltipla em 2013, durante participação no 10 Km Tribuna FM Unilus – Crédito: Natasha Guerrize/FMA Notícias

Para superar os desafios da doença Ana Laura encontrou na atividade física a motivação para melhorar o seu desempenho cognitivo e motor. Além dos treinos na academia SuperAção, direcionada a diagnosticados com esclerose múltipla, a futura caminhante entrou num programa de treinamento aquático gratuito oferecido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), direcionado a quem convive com a doença. “A evolução da Ana é impressionante, mas não surpreende. Ela é uma verdadeira batalhadora, faz todos os exercícios sem reclamar”, diz Claudio Scorcine, coordenador da atividade e docente do curso de Educação Física da instituição.

Durante as atividades, ela também conta com a ajuda da filha Hannah, que a acompanha passo a passo, desde a entrada na piscina até os exercícios dentro d´água. “É muito legal participar, ficar ao lado dela. E eu adoro as aulas na piscina, são sempre muito divertidas”, diz a estudante de nove anos.

Realizada, a autônoma ainda divide o tempo dos treinos e os cuidados da casa com a confecção de bolsas e acessórios femininos, paixão que descobriu depois de se envolver com o artesanato. “Às vezes penso que, se não fosse meu diagnóstico, não estaria fazendo metade das coisas que fazia”, reflete. “Passei a dar mais valor às coisas. Ainda sinto dificuldades, mas o apoio da família tem sido fundamental. Com eles, provo que nada é impossível, até para quem convive com a esclerose múltipla”, completa a sorridente participante, já sonhando com passos ainda mais velozes nas próximas edições da prova.

As inscrições para o 33º 10 KM Tribuna FM-Unilus são feitas exclusivamente pelo site www.triesportes.com.br, com o pagamento também realizado com cartão de crédito. Mais informações pelo telefone (13) 2102.7164, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h ou pelo e-mail atendimento@triesportes.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo