Agraer e Semagro anunciam novo diretor-presidente da Ceasa de MS

Fotos: Néia Maceno

Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (6), foi promovida uma reunião dentro da Ceasa (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), para informar os servidores e empresários atuantes dentro da instituição sobre a nova diretoria. A partir de agora a direção do principal ponto de comercialização de hortifrúti do Estado ficará nas mãos do médico veterinário e administrador Elúsio Guerreiro de Carvalho que assumiu o cargo de diretor-presidente.

Até então a Ceasa tinha a frente o servidor Francisco Pacca, que deixa à instituição para integrar a equipe de agricultura familiar da superintendência da Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

“Quero agradecer o convívio com a equipe da Ceasa nesses nove anos em que estive aqui. Fui convidado a fazer parte da equipe da Semagro, embora, estarei presente nesse processo de transição para dar suporte ao atual diretor-presidente Guerreiro. Deixo todos da Ceasa em excelentes mãos”, afirmou Pacca.

Fotos: Néia Maceno

A decisão foi tomada dentro do Conselho Administrativo da Ceasa e vem atender as prerrogativas da Lei n.º 13.303, de 30 de junho de 2016, popularmente conhecida como Lei das Estatais. Sancionada pelo governo Federal com o objetivo de regulamentar o estatuto jurídico das empresas públicas, sociedades de economia mista e subsidiárias.

Em todo o País, a estimativa é de que a lei se aplica em 252 empresas estatais existentes, entre elas 77 de caráter estadual. No Mato Grosso do Sul, a Ceasa por se enquadrar como sociedade de economia mista está dentro da abrangência da lei.

Entende-se por sociedade de economia mista as instituições que são criadas pelo Estado para fins empresariais. Seu capital possui participação do ente estatal que a criou, a maior parte do capital, e conta também com a participação de capital privado.

Lei das Estatais – Em detrimento da Lei n.º 13.303/2016, a Ceasa de Mato Grosso do Sul terá de passar por reformulações no que implica o próprio estatuto social, regulamento de mercado, regimento interno, conselho administrativo, entre outras áreas do estabelecimento.

Fotos: Néia Maceno

Razão pela qual foram oportunas as mudanças dentro da diretoria da Ceasa e, portanto, a nomeação do médico veterinário Elúsio Guerreiro de Carvalho, profissional com ampla experiência dentro da agricultura sul-mato-grossense por ter trabalhado em instituições de renome estadual e nacional.

“Minha forma de gestão envolverá todas as partes que compreende a Ceasa, daí a importância desse primeiro contato com todos os presentes. Os servidores são vitais para o funcionamento da Ceasa e nada será decidido sem o envolvimento de quem atua dentro da Central”, disse o novo diretor-presidente Elúsio Guerreiro.

Com formação adicional nas áreas de pedagogia e administração rural, Guerreiro já foi professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também atuou dentro do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e da própria Agraer, no período que em que entidade ainda se chamava Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Empaer/MS).

A reunião dentro da Ceasa contou com a presença do diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, a diretora-executiva da Agência, Gisele Farias, o secretário da Sedesc – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Agronegócio de Campo Grande, Luiz Fernando Buainain, superintendente de Agronegócio João Krabbe e o servidor estadual Luiz Carlos de Souza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agraer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo