IGM tem dia voltado às ações sociais para a comunidade

Projeto Onda Azul do IGM – Foto Caco Reis/IGM – Divulgação

Um sábado diferente, emocionante e de superação. Voltado ao treinamento de alto-rendimento da nova geração do surf, o Instituto Gabriel Medina (IGM) teve um dia voltado às ações sociais para a comunidade. No auditório, a abertura da segunda turma do curso profissionalizante de maquiagem, realizado com a Vult Cosmética, oferecendo a oportunidade de capacitação profissional para complementação da renda familiar.

Enquanto isso, nas areias e nas ondas em frente à sede, mais uma edição do Onda Azul, trabalhando o surf para autistas. A equipe de profissionais do IGM colaborou diretamente, levando os convidados para o mar, com toda a orientação e segurança para que tivessem momentos especiais e de inclusão.

O diretor do IGM, Márcio Yagui, ressalta que além de ser referência para a formação de jovens talentos do surf, o IGM desenvolve importante ações sociais envolvendo atletas, familiares e a comunidade. “Sobretudo para promover um crescimento de toda a sociedade onde estamos inseridos. Atuamos em diferentes frentes, no rendimento por ser um centro de treinamento e no social para promover a formação completa dos nossos atletas, para que também sejam grandes cidadãos”, falou.

Projeto Onda Azul do IGM – Foto Caco Reis/IGM – Divulgação

“Para o IGM é uma satisfação promover e estar relacionado com este tipo de ação e nos motiva a fazer mais. O curso da Vult, que é patrocinadora do IGM, e o Projeto Onda Azul são ótimos exemplos, assim como o Projeto Sorriso Campeão e Solidário, com o Instituto Horliana nas escolas de Maresias, a doação de brinquedos pelo Gabriel Medina no Dia das Crianças, ano passado em parceria com Armarinhos Fernando, e agora o ciclo de palestras socioeducativas que Samsung, nosso grande parceiro também, promoverá”, destacou.

CAMPEÃ MUNDIAL – O Onda Azul é destinado para as pessoas que tem autismo e suas famílias, para que eles possam ter mais um momento de interação, de inclusão e diversão, através do surf. A partir de agora, a iniciativa passa a ser projeto também realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), tornando a atividade periódica, com dois eventos no mês, de forma itinerante, para atender maior parte da população

Neste sábado (7), o Onda Azul São Sebastião foi ainda mais especial, por contar com a presença de Monique Oliveira, do Adapt Surf, campeã mundial por equipes no ISA Adaptive, na Califórnia/EUA. A atleta, que morava no Rio de Janeiro, mudou-se para Guarulhos e com apoio da prefeitura de sua cidade, que cedeu transporte, participou da atividade e aproveitou para ver de perto a galeria de troféus de Gabriel Medina.

Projeto Onda Azul do IGM – Foto Caco Reis/IGM – Divulgação

Sandra Lamb agradeceu a participação do IGM, que abriu suas portas para todos participantes e colocou seus profissionais como voluntários. “O dia foi incrível. O mar estava lindo, as pessoas se divertiram, todos conseguiram superar muitos de seus desafios. Desde aqueles que tinham medo de colocar o pé na água, até aqueles que se propuseram e conseguiram ficar em pé na prancha”, contou.

Ela também fez questão de agradecer a presidente do IGM, Simone Medina, por sempre colaborar com o projeto, o coordenador pedagógico, Douglas Batalhão, o diretor Márcio Yagui. “E toda a equipe que esteve com a gente. Todos ajudaram muito. Também preciso agradecer o prefeito Felipe Augusto e o secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ercílio de Souza, que assim como o IGM mostraram total comprometimento com o projeto”, agradeceu.

O Onda Azul foi criado em 2015, em Florianópolis/SC e hoje também atua em Imbituba e São Sebastião. É exclusivamente oferecido para autistas porque sua metodologia foi pensada para atender às dificuldades de interação social, comunicação e disfunção sensorial; características marcantes nos casos de autismo.

Projeto Onda Azul do IGM – Foto Caco Reis/IGM – Divulgação

SAMSUNG SOCIAL – No próximo sábado (14), será a vez da Samsung iniciar uma importante ação social para os atletas do IGM, com a primeira de 13 palestras promovidas pelo Programa Samsung Social, algumas delas voltadas aos pais. O tema da abertura será “Mediação de Conflitos”, entendendo os diferentes pontos de vista, com o especialista em transformação de cultura corporativa, empreendedorismo e liderança, Tom Almeida, falando sobre a importância de saber ouvir o outro e entender que as diferenças de perspectivas entre pessoas só vêm para somar em uma equipe.

Localizado na praia de Maresias, em São Sebastião, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança, o IGM foi inaugurado no dia 31 de janeiro de 2017. O projeto é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que oferece para jovens talentos do surf a mesma estrutura de preparação física e técnica do ídolo do surf, acrescentada de aulas de inglês e de tecnologia. Os atletas treinam no contraturno da escola e também ganham uniformes, alimentação, apoio nos campeonatos e atendimento médico (inclusive fisioterápico) e odontológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo