Expogrande 2018: Mauricio Saito destaca as conquistas do Agro na abertura do evento

No dia 07, serão realizadas 4 oficinas do Senar/MS, no evento

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul – Foto: Ana Brito/Divulgação

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou da abertura da Expogrande 2018, realizada no Parque de Exposição Laucídio Coelho, nessa quinta-feira (5). O evento, promovido pela Acrissul, teve a presença de 40 sindicatos rurais de MS, além de representantes políticos e demais do setor produtivo.

Durante a abertura, Mauricio Saito destacou as mais recentes conquistas para o agro no Brasil. “Há mais de 120 anos o país combate à Febre Aftosa e, em 2018, podemos nos considerar livres desta doença com vacinação. É um reconhecimento que nos faz dar mais um passo, na atividade pecuária, em meio a tantos outros que já conquistamos”.

Saito também lembrou do empenho dos sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento rural. “Tenho muito orgulho em poder trabalhar ao lado de pessoas íntegras e dedicadas, representantes dos produtores rurais em todo estado e que abdicam de interesses pessoais para representarem a nossa classe produtora”, comenta.

O presidente da Acrissul, Jonathan Barbosa, também falou da comemoração do status nacional de livre de aftosa com vacinação: “Os produtores rurais brasileiros trabalham para garantir o PIB”.

A presidente da FPA – Frente Parlamentar Agropecuária, deputada federal Tereza Cristina Côrrea Dias, ressaltou o Dia A e o trabalho sanitário feito há décadas por produtores de Mato Grosso do Sul. “Recordo-me que este era um problema terrível e que iria demorar muito tempo a ser resolvido, mas hoje comemoramos o Brasil livre de Aftosa com vacinação e esse é o resultado de um esforço em conjunto”.

O Governador de MS, Reinaldo Azambuja, pontuou o perfil empreendedor e sustentável do produtor rural. “O Brasil saiu da maior recessão de sua história graças ao trabalho do produtor rural. Em 2017, por exemplo, o PIB do Brasil cresceu 1%, sendo que a agricultura e pecuária brasileira contribuíram com 13% na economia”.

Participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; o diretor tesoureiro da Federação, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária, Terezinha Candido; e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano.

Representatividade Rural: A abertura da 80ª Expogrande foi prestigiada pelos presidentes dos sindicatos rurais de: Aquidauana, Frederico Stella; Anastácio, Moezis dos Santos; Aral Moreira, Edson Bastos; Bela Vista, Leandro Acioly; Batayporã, Altamir Fonseca; Bataguassu, Manoel Agripino; Camapuã, Saturnino Pereira; Campo Grande, Ruy Fachini; Dois Irmãos do Buriti, Hermínio Pitão; Dourados, Lúcio Damália; Fátima do Sul, Ricardo Casotti; Iguatemi, Marcio Margato; Jateí, José Pereira;  Laguna Carapã,  João Firmino Neto; Nioaque,  Cláudio Antônio Straliotto; Nova Andradina, Hemerson Israel Dos Santos; Paranaíba, Nilo Alves Ferraz; Ponta Porã, André Cardinal Quintino; Rio Negro, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe; Terenos, João Borges Dos Santos; Três Lagoas,  Ivan Roberto Carrato Júnior; Vicentina, Valter Dalla Valle; Antônio João, Roseli Maria Ruiz; Caarapó, Antônio Umberto Maran e o vice-presidente de Brasilândia, Ladislau Ferreira Neto; além de outros representantes de sindicatos rurais.

Oficinas do Senar/MS – No dia 07 de abril, durante a Expogrande 2018, o Senar/MS realizará quatro oficinas gastronômicas. As atividades serão gratuitas e acontecerão no stand da instituição: às 08 horas – Doces Caseiros; em seguida – Pão Integral de Batata-doce. A partir das 14 horas – elaboração de hambúrguer gourmet e às 19 horas – preparação de churrasco.  As vagas de todas as oficinas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no e-mail: eventos@senarms.org.br ou pelo telefone 3320 9709.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo