Vacina da gripe é a estratégia mais importante para evitar novos surtos da doença

A vacina já está disponível na Imunitá

O surto de gripe – Influenza 2018 – que tomou conta de praticamente todos os Estados Unidos é um alerta para os brasileiros que ainda irão passar pela estação mais fria do ano. Desde o início do inverno no hemisfério Norte, 47 mil casos de gripe foram confirmados e 20 crianças morreram. O vírus que está se espalhando é o H3N2, um subtipo do vírus influenza A.

As autoridades recomendam que todos tomem a vacina contra a gripe, pois entre 70% e 80% das crianças que morreram não haviam sido imunizadas. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Isabella Ballalai, tanto o H1N1 como o H3N2 são tipos de influenza que circulam também no Brasil.

Por isso, as vacinas contra gripe são tri ou quadrivalentes, procurando proteger de três ou quatro tipos de influenza, ou seja, as doses sempre contêm os tipos H1N1, H3N2 e B.

A vacina já está disponível na Imunitá. Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável da Imunitá explica que o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo. “Quem se vacinou deve tomar a dose novamente, pois a taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, as cepas que estão circulando agora são bem diferentes daquelas que aterrorizaram o inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente para não penar com espirros, prostração, febre e outros sintomas”, explica o médico.

O outono é a épica ideal para a imunização, pois o sistema imunológico precisar de cerca de 1 mês para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.

Para as empresas, as campanhas de vacinação contra a gripe são a base dos programas de prevenção à saúde dos seus funcionários, evitando até 60% a menos de faltas no trabalho.

A doença – Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no dia 21 de março, 56 casos de SRAG (Síndrome Aguda Respiratória Grave) foram registrados em Mato Grosso do Sul neste ano. Por enquanto, há 3 casos confirmados – 1 de influenza A (H1N1), 1 de influenza A (H3N2) e 1 de influenza B.

A doença matou uma mulher de 58 anos no dia 17 de março em Campo Grande. A paciente era diabética, hipertensa e teve s gripe A (H3N2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo