Dia A: Setor produtivo comemora anúncio da OIE e meta de status de livre aftosa sem vacinação para 2023

Aproximadamente 200 pessoas participaram da cerimônia em comemoração ao Dia A, na sede do Sistema Famasul

Maurício Saito, presidente do Sistema Famasul – Fotos: João Carlos Castro

O Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS foi sede de um momento histórico para a pecuária de corte de Mato Grosso do Sul, a realização do Dia A: Plena Erradicação da Febre Aftosa no Brasil. O evento, realizado nessa quinta-feira (5), contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre lideranças políticas e rurais, produtores, profissionais e estudantes do setor.

“É uma grande alegria para nós, do setor produtivo, comemorar esse status de país livre da Febre Aftosa com vacinação. É um passo que temos que ultrapassar para que possamos sim, a partir do momento que fomos considerados um país livre de Febre Aftosa sem vacinação, atingir mercados que, economicamente, possam ser um diferencial”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Saito afirmou que, para o Brasil, o Dia A representa um divisor de águas. “Mato Grosso do Sul é o segundo maior produtor de carne bovina do País. Além disso, o Brasil possui o maior rebanho comercial do Mundo. A erradicação da Aftosa comprova a eficiência sanitária da nossa pecuária”.

O palestrante, chefe do Serviço de Saúde Animal da SFA/MS, Elvio Cazola, apresentou a linha do tempo da febre de aftosa no Brasil e, especificamente, em Mato Grosso do Sul. Segundo o especialista, são 123 anos que o País sofre com a enfermidade.

Fotos: João Carlos Castro

Cazola, que é médico veterinário, destacou que o Brasil demorou muito para alcançar essa condição sanitária. “O patamar que ocupamos hoje deve ser comemorado, porque necessariamente passou pela efetiva participação de toda a classe envolvida, não só do setor público, mas também da classe produtora”.

Sobre o plano de erradicação, destacou que consiste em chegar ao status de livre de aftosa sem vacinação para o Brasil, até 2023. “Essa transição tem que ser de forma sustentável e segura”, explicou o palestrante. “Já são 12 anos sem nenhuma ocorrência”.

A superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do MS (SFA/MS), Celso Martins, reforçou a importância do status nacional. “Esta é uma data que temos que louvar as vitórias que vieram. Estamos conquistando respeitabilidade e confiança.  Isso significa respeito econômico”.

O senador Pedro Chaves também felicitou os produtores rurais de Mato Grosso do Sul pelo status e perfil empreendedor e sustentável do setor. “O Brasil é quem ganha e fico feliz em comemorar a erradicação”.

Segundo o secretário da Semagro – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul possui quase 99% do rebanho vacinado e tem como objetivo manter esse nível de cobertura em todo o estado. “Precisamos nos preparar para um novo desafio: estruturar a questão do Iagro, principalmente na Fronteira. […]  A tendência é manter a qualidade que temos nos últimos anos em relação à vacinação”.

Como um ato simbólico, a solenidade encerrou com um churrasco com carnes nobres oferecidas pela Associação Novilho Precoce. “Aproveito para convidá-los a degustar desse produto de qualidade que é daqui do estado”, convidou Saito.

Participaram do evento o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; a diretora-secretária da Federação, Terezinha Cândido; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o superintendente do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, Lucas Galvan; o assessor institucional da OCB, Sad de Pauli; o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta; o presidente da MNP, Rafael Nunes Gratão; o presidente da Cooperativa do Sicredi Campo Grande, Antônio Kurose; o gerente de negócios do Banco do Brasil, Flávio Zocchi; o presidente da Abrasel/MS, Juliano Wertheimer, o presidente do CRMV/MS, João Vieira Neto; chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Robson Mamede.

Representatividade Rural: Prestigiaram ainda os presidentes dos sindicatos rurais de: Água Clara, Moacir Reis; Aquidauana, Frederico Stella; Anastácio, Moezis dos Santos; Amambai, Ronan Silva; Aral Moreira, Edson Bastos; Bandeirantes, João Lyrio; Bela Vista, Leandro Acioly; Batayporã, Altamir Fonseca; Bataguassu, Manoel Agripino; Caarapó, Antônio Maran; Camapuã, Saturnino Pereira; Campo Grande, Ruy Fachini; Caracol, Jose Calderan; Corumbá, Luciano Aguilar; Dois Irmãos do Buriti, Hermínio Pitão; Dourados, Lúcio Damália; Fátima do Sul, Ricardo Casotti; Iguatemi, Marcio Margato; Itaporã, Otávio Mello; Jateí, José Pereira;  Laguna Carapã,  João Firmino Neto; Maracaju, Christiano Souza Binz; Nioaque,  Cláudio Antônio Straliotto; Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes de Araújo;  Nova Andradina, Hemerson Israel Dos Santos; Paranaíba, Nilo Alves Ferraz; Ponta Porã, André Cardinal Quintino; Rio Negro, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe; Rio Verde de Mato Grosso, Launil José Marquesan; Terenos, João Borges Dos Santos; Três Lagoas,  Ivan Roberto Carrato Júnior; e Vicentina, Valter Dalla Valle.

Estiveram presentes na cerimônia o tesoureiro do Sindicato Rural de Alcinópolis, Ronaldo Pereira de Andrade; delegada efetiva do Sindicato Rural de Angélica, Maria Inês Garcia Bunning; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; o vice-presidente do Sindicato Rural de Brasilândia, Ladislau Ferreira Neto; o delegado do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Roberto Gonçalves de Andrade Filho; o delegado do Sindicato Rural de Eldorado, Pedro Junqueira; o delegado do Sindicato Rural de Naviraí, Armando Nocera; o vice-presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Cesar Lyrio; o delegado do Sindicato Rural de Pedro Gomes, Airton Rui Cicerelli Fernandes e o tesoureiro do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo