Dia A: Famasul realiza coletiva imprensa sobre erradicação da Febre Aftosa

Evento será no dia 05/04, às 9h30, na sede da Casa Rural

Foto: João Carlos Castro

A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o Governo do Estado de MS e a SFA/MS – Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso do Sul realizarão, nessa quinta-feira, 05 de abril, a partir das 9h30, uma coletiva de imprensa sobre o Dia A: Plena Erradicação da Febre Aftosa no Brasil.

Em pauta, a comemoração do setor agropecuário em relação à conquista do status sanitário do Brasil livre de febre aftosa com vacinação, anunciada pela OIE – Organização Mundial da Saúde Animal.

O Dia A é uma comemoração nacional. “Com o 4º maior rebanho do Brasil e ocupando o 2º lugar como maior produtor de carne bovina do País, o anúncio da OIE fortalece o setor produtivo de Mato Grosso do Sul”, avalia o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Em maio, o Brasil receberá o certificado internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação, com o reconhecimento dos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e parte do Pará.

A intenção do Governo e das instituições do setor é erradicar a doença e obter o reconhecimento mundial do país como livre de aftosa sem vacinação. Para isso, o Ministério da Agricultura elaborou o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que prevê ações estratégicas para ampliar as zonas livres sem vacinação, com início em 2019 e término em 2023.

Conheça a programação da Semana Brasil Livre de Febre Aftosa no Brasil

Nesta terça-feira (3), haverá uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal e a inauguração do Túnel do Tempo da Febre Aftosa no Brasil, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília.

Na quarta-feira (04), haverá uma visita ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) em Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Referência para análises e diagnósticos de aftosa, o Lanagro Pedro Leopoldo foi reconhecido pela ONU/FAO na área de Biossegurança e Manutenção de Laboratórios de Alta Contenção Biológica no início de 2018.

Na quinta-feira (5) será o ‘Dia A’, cerimônia de Erradicação Plena da Aftosa no Brasil, na Embrapa, com a presença do presidente Michel Temer, além de um evento simultâneo promovido pelas Federações de Agricultura e Pecuária em vários estados celebrando o fortalecimento da pecuária brasileira.

Serviço

O quê: Coletiva de Imprensa Sistema Famasul – Dia A: Plena Erradicação da Febre Aftosa no Brasil.

Quando: 05 de abril, a partir das 9h30.

Onde: Casa Rural – Rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira II. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo