Câncer infantil é tema de palestras gratuitas no Rio

Evento reúne nomes importantes da saúde e traz informações atualizadas sobre diagnóstico, tratamento e combate à doença.

Foto: Divulgação

No próximo dia 11 de abril (quarta-feira), entre 8h30 e 12h, no Centro do Rio, a Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea promove um ciclo de palestras sobre o Câncer Infantil, uma doença que deve afetar neste ano mais de 12 mil crianças e adolescentes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O encontro busca levar informações atualizadas referente à doença para pacientes, pais ou responsáveis, acadêmicos, profissionais de saúde e interessados no assunto. As inscrições são gratuitas e limitadas.

De acordo com especialistas, as chances de cura podem chegar até 80%, caso os sintomas sejam identificados na fase inicial. O diagnóstico precoce será amplamente abordado em palestra proferida pelo médico Luis Fernando Bouzas, às 9h10. Ele é formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mestrado em Clínica Médica – Hematologia. Possui MBA em Administração em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Atenção em Câncer – Oncologia pelo INCA.

Com passagens pela coordenadoria do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e Rede de Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, Bouzas já foi diretor do Inca e atualmente é diretor-presidente do Conselho Técnico da Associação Pró-Vita.

Em seguida, às 9h40, a chefe do Serviço Oncologia Pediátrica do Inca, Sima Ferman, orienta sobre os tratamentos da doença. Às 10h10, o professor de Educação Física e doutorando em Ciências da Saúde (Inca), Fabio Carvalho, fica responsável por reforçar a importância da prática de atividade física e da alimentação saudável no combate à doença. E, às 10h40, a terapeuta ocupacional do Inca, Mariana Simonato, traz ao público um conteúdo relacionado ao câncer infanto-juvenil, suas implicações e suas possibilidades no cotidiano.

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Entre os tipos mais comuns de câncer infantil está a leucemia, que compromete o funcionamento das células que auxiliam na defesa do organismo e dos sistemas nervoso central, linfático e periférico.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.provita.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2206-1615 ou pelo vídeo institucional disponibilizado no canal do YouTube: http://goo.gl/yKp5xD.

Programação:

8h30 às 9h – Coffee break

9h às 9h10 – Abertura do evento – Ottmar Saffier, presidente da Pró-Vita

9h10 às 9h40 – Diagnóstico precoce / Tipos mais comuns de câncer infantil – Dr. Luis Fernando Bouzas – Hematologista (Inca)

9h40 às 10h10 – Tratamentos – Dra. Sima Fermann – Onco-hematologista pediátrica (Inca)

10h10 às 10h40 – Atividade física, alimentação e nutrição na prevenção do câncer – Fabio Carvalho – Professor de Educação Física e Doutorando em Ciências da Saúde (Inca)

10h40 às 11h10 – Câncer infanto-juvenil: implicações e possibilidades no cotidiano – Mariana Simonato – Terapeuta ocupacional (Inca)

11h10 às 12h – Debate aberto ao público

SERVIÇO:

Data: 11 de abril (quarta-feira)

Horário: 8h30 às 12h

Local: Rua da Candelária, 9 – Subsolo – Centro do Rio – Associação Comercial do RJ (auditório)

Informações: (21) 2206-1615

Inscrições: www.provita.org.br

Realização: Associação Pró-Vita – Transplante de Medula Óssea

*Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo