Álvaro Bacana é o campeão master no Fico Surf Festival, em Guarujá

Evento foi uma reedição do campeonato que marcou época na década de 80.

Álvaro Bacana – Crédito: Silvia Winik

O maranhense radicado em SC, Álvaro Bacana, foi o grande campeão master do Fico Surf Festival, neste domingo (1º), na Praia do Tombo, em Guarujá, na reedição do campeonato que marcou época no final dos anos 80. Para coroar o feito, ele superou Jojó de Olivença, um de seus ídolos, garantindo uma disputa de altíssimo nível. Mais do que disputas, o que se viu foi um grande clima de confraternização, num encontro de gerações, com muito sol, ondas e praia cheia.

Em outra categoria de destaque, a longboard, Jaime Viúdes, que já representou o Brasil no Circuito Mundial, voltou à disputas para esta confraternização e levou a melhor. Já na novidade do evento, a Pais e Filhos, competindo em casa, Ricardo e Pedro Pupo superaram os favoritos Jojó de Olivença e Kaipo de Jesus. A disputa, sem dúvida, foi uma das grandes atrações pelo clima amistoso entre os concorrentes, e Ricardo vibrou muito por ser a sua primeira vitória em campeonatos, ainda mais com a ajuda do filho.

A competição teve outras duas conquistas locais, com Juquinha Júnior na mirim (sub16) e Melissa Policarpo, na feminina. Na iniciante (sub14), Rodrigo Saldanha, representando São Sebastião, foi o melhor numa final com três companheiros diários de treinos no Instituto Gabriel Medina. Na estreante (sub12), o vitorioso foi Murillo Coura, também de São Sebastião, enquanto que entre os caçulas da petit (sub10) deu Kalani Robles, de Ubatuba.

Álvaro Bacana – Crédito: Silvia Winik

Além de Jojó, outro grande ícone da história do surf, Amaro Matos, chegou a duas finais, competindo em frente de casa, sendo o terceiro master e o quarto nos pranchões. Na master, longboard, mirim e iniciante, os campeões levaram para casa passagens aéreas para o Peru, oferecidas pela Fico e Nivana Turismo. Nas outras categorias, os títulos valeram pranchas, sendo que nas disputas que tiveram viagens aos vencedores, os segundos colocados também ganharam pranchas. A premiação também teve troféus, medalhas e kits.

Junto às disputas de altíssimo nível nas ondas, o evento teve uma vertente social. A ONG Lugar ao Sol, responsável por revelar talentos do surf da Cidade, e o Lar Espírita Cristão Elizabeth, que atende milhares de pessoas numa das regiões de maior vulnerabilidade social de Guarujá receberam, cada um, R$ 3,2 mil, proveniente de parte das inscrições.

Para o empresário Raphael Levy, o Fico, idealizador desse evento em 1987, em Salvador/BA e um dos alicerces para a criação do Circuito Brasileiro Profissional naquele ano, a nova edição do evento, três décadas depois, repetiu o sucesso e alcançou o objetivo de reunir várias gerações, em muita harmonia. “Estou muito feliz. Foram três dias de um grande evento, pais e filhos, famílias. É o começo de tudo de novo. A gente volta de 30 anos atrás para agora no presente. Não tenho como agradecer a todos que participaram”, falou.

Amaro Matos – Crédito: Silvia Winik

O gerente de marketing da Fico, Augusto Saldanha, ressaltou o desafio de recontar a história de 30 anos de um festival que marcou a história do surf brasileiro, com novas categorias, incluindo a base. “A responsabilidade foi muito grande. Graças a Deus foi tudo certo. Dias lindos, praia cheia. Um evento que mais uma vez marca a história do surf brasileiro”, comentou.

A primeira final foi a feminina e Melissa liderou do início ao fim. Nairê Marquez, de Ubatuba, foi a mais próxima da vencedora. “Amarradora em ser a primeira campeã deste grande evento, que voltou a ser realizado. Irado”, vibrou Melissa. Na sequência, na estreante, Murillo Coura deu um show e com um 7,5 disparou para não ser ameaçado.

Depois, foi a vez da Pais e Filhos. Na disputa especial, cada atleta da dupla entrava sozinho no mar para somar uma nota. Jojó de Olivença fez a melhor nota, com 6,67, mas quem fez bonito foi Pedro Pupo, para garantir a primeira e prometida vitória a seu pai. Ao final da disputa, a comemoração mostrou bem a festa com as comemorações conjuntas.

Fico – Crédito: Fábio Maradei

“Era tudo o que queria. Ele falou que ia fazer isso, pagou a inscrição para mim. Estou muito orgulhoso dele e ainda comemorei minha primeira vitória. Foi um dos melhores sentimentos da vida em campeonatos”, falou Ricardo, beijando o filho. “Na primeira bateria, ele me carregou. Depois na semifinal falei para a minha vó que iria passar para homenagear o meu vô e agora na final, falei que ia fazer ele ganhar o campeonato e deu certo. Foi irado”, complementou Pedro.

Na iniciantes, Fabrício Rocha saiu na frente, mas Rodrigo Saldanha assumiu a ponta com as duas melhores ondas da bateria, sendo que na última a comemoração com o famoso “claim”, uma vibração pela boa performance. “Foi uma final especial, da nossa turma do Instituto, que é o grupo D, e graças a Deus me sagrei campeão. Obrigado ao campeonato, patrocinadores, ao Instituto”, falou, explicando a vibração. “Tem de dar o claim para valorizar”, reforçou.

Já na petit, Kalani Robles levou a melhor. “Foi show o campeonato. é muito gostoso ser surfista”, falou o atleta de nove anos. Logo depois foi a vez da mirim e prevaleceu o conhecimento do pico, com Juquinha Júnior garantiu uma das melhores performances da competição, com 7,07 e um 8,67. Ryan Kainalo e Pedro Bianchini surfaram bem, mas não chegaram perto da pontuação do vencedor.

Jaime e Beto Garcia – Crédito: Silvia Winik

“Estou muito feliz e quero me dedicar essa vitória ao meu pai (Luiz Juquinha). Agradecer a Fico, que tem me ajudado bastante esse tempo todo. Consegui achar duas ondas iradas. Campeoanto abençoado do começo ao fim. Obrigado a torcida inteira da praia”, festejou Juquinha.

Na longboard, Jaime Viúdes abriu com um 6,5 e confirmou a vitória com um 7,67. “Hoje eu vim na proposta da festa, para me divertir, para brincar e, em momento algum, incorporei o espírito competitivo, da época que estava no Circuito. Vim solto, porque já tirei a faca dos dentes da competição, mas para prestigiar o Fico, vim com gosto”, falou o surfista de 42 anos.

Na última final do dia, a master, ex-profissionais na água. Jojó de Olivença começou bem, Jair de Oliveira fez boas apresentações, até cometer interferência, Amaro iniciou uma reação tardia, mas Álvaro Bacana, que já era o dono da maior somatória do evento, com 16,5 pontos, garantiu a melhor nota da bateria, 7,67, para ser o campeão. “Esta vitória não preço. Com meus ídolos, surfistas que fui crescendo e vendo competir, me fizeram ter esse sonho de ser surfista profissional”, afirmou Bacana.

Juquinha Junior – Crédito: Silvia Winik

“É uma hora ganhar aqui no Guarujá, lugar que venho competir desde pequeno, superar meus ídolos, rever muitos amigos. Espero que tenham muitos campeonatos como esse, para valorizar a geração passada, para a nossa molecada ver quem deu o gás e essa molecada está aí por causa deles. Foi um evento muito legal pela confraternização, a união das famílias, da nova geração com a velha guarda”, disse o surfista de 42 anos.

O Fico Surf Festival 2018 teve a apresentação de Grupo Lunelli, com os patrocínios da Nivana Turismo, Casa Grande Hotel, Sucos Do Bem e Montevérgine. Apoios: Prefeitura Municipal de Guarujá, através das secretarias de Esportes e Lazer (Seela) e de Turismo (Setur), FuWax, NaJaca, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Associação de Surf de Guarujá e Federação Paulista de Surf.

Rodrigo Saldanha – Crédito: Silvia Winik

RESULTADOS DO FICO SURF FESTIVAL 2018

MASTER (40+)

1 Álvaro Bacana

2 Jojó de Olivença

3 Amaro Matos

4 Jair de Oliveira

LONGBOARD (40+)

1 Jaime Viúdes

2 Beto Garcia

3 Márcio Vilela

4 Amaro Matos

PAIS E FILHOS

1 Ricardo e Pedro Pupo

2 Jojó de Olivença e Kaipo de Jesus

3 Phillipe e Davi Glazer

4 Alex Miranda e Ryan Kainalo

MIRIM (SUB16)

1 Juquinha Júnior

2 Ryan Kainalo

3 Pedro Bianchini

4 JP Ferreira

INICIANTE (SUB14)

1 Rodrigo Saldanha

2 Fabrício Rocha

3 Renan Rodrigues

4 Lucca Cassemiro

ESTREANTE (SUB12)

1 Murillo Coura

2 Cauã Campos

3 Davi Glazer

4 Kailani Rennnó

PETIT (SUB10)

1 Kalani Robles

2 João victor

3 Kailani Rennó

4 Vitor Prado

FEMININA

1 Melissa Policarpo

2 Nairê Marquez

3 Pamella Mel

4 Sophia Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo