Campeonato histórico do surf nacional, Fico Surf Festival tem nova versão em Guarujá, agora com legends e nova geração

Evento no feriadão de Páscoa começa nesta sexta-feira, às 9 horas

Marcelinho do Tombo – Crédito: Silvia Winik

Campeonato que marcou a história do surf e ajudou a profissionalizar a modalidade no Brasil, o Fico Surf Festival, apresentado por Grupo Lunelli, terá nova versão em Guarujá neste feriadão de Páscoa, agora com atletas legends e da nova geração. A edição inicial foi realizada em 1987, em Salvador/BA, e três décadas depois o empresário Raphael Levy, o Fico, decidiu retomar a iniciativa, desta vez para uma grande celebração.

As disputas serão realizadas na Praia do Tombo, com surfistas das categorias master e longboard (ambas dos 40 anos em diante), mirim (sub16), iniciante (sub14), estreante (sub12), petit (sub10), feminina e a novidade, Pais e Filhos. “A ideia é ter uma grande festa, uma confraternização, unindo gerações. Um campeonato feito para a família”, afirma Fico.

Entre as categorias de destaque estará a longboard, os famosos pranchões. O próprio Fico está entre os participantes, junto com ícones como Amaro Matos, Neco Carbone, os irmão Chico e Zé Paioli, Daniks Fischer e Marcelinho do Tombo. As baterias começam nesta sexta-feira, às 9 horas, com a categoria mirim. Logo após entram no mar os atletas da master, na sequência, a iniciante e depois a longboard, a feminina e a estreante, num grande encontro de gerações durante o dia.

Amaro Matos – Crédito: Silvia Winik

No sábado, o evento recomeça às 8h30 e no domingo, só com finais, será realizado das 8h às 10h40. As disputas serão transmitidas ao vivo pela internet, pelo link www.fpsurf.com.br/eventos/18/fsf/fsf01/aovivo3.php#myPage. Como incentivo, os campeões da master, longboard, mirim e iniciante ganharão passagens aéreas para o Peru, oferecidas pela Nivana e Fico. A premiação também conta com pranchas, troféus, medalhas e kits aos melhores do torneio.

Junto às boas disputas no mar, o evento terá momentos emocionantes na areia, com as homenagens que serão feitas já nesta sexta-feira, ao meio-dia, para ídolos do surf e empresários que ajudaram a construir a imagem do esporte. Serão homenageados nomes da Cidade, como Francisco Chiarella, o Thyola (fabricante de pranchas), Paulo Matos (primeiro campeão brasileiro), Taiu Bueno e Jorge Mula (ícones do surf), também Álfio Lagnado e Hermínio Nadim (empresários) e lembrados ‘in memoriam’ Paulo Tendas (ícone do surf), Sidney Tenucci, o Sidão, José Roberto Rangel e Fernando Rego (empresários).

Também nesta sexta-feira será realizado o lançamento da candidatura da Praia do Tombo à chancela da World Surfing Reserves, um selo internacional conferido às praias que protegem e preservam o ambiente costeiro, com foco na prática do surf, incentivando o turismo de praticantes e simpatizantes, potencializando a economia local. “O evento lançará essa candidatura e essa será uma conquista da comunidade”, afirma o gerente de marketing da Fico, Augusto Saldanha, que mora e surfa na Praia do Tombo.

Fico no ‘Welcome Day’ – Crédito: Fabio Maradei

O evento também está promovendo uma importante ação social, com parte do valor das inscrições, sendo destinado à ONG Lugar ao Sol, responsável por revelar talentos do surf da Cidade, e ao Lar Espírita Cristão Elizabeth, que atende milhares de pessoas numa das regiões de maior vulnerabilidade social de Guarujá. “O evento deixará um legado para a cidade”, destaca Augusto.

O Fico Surf Festival 2018 tem apresentação de Grupo Lunelli, com patrocínios da Nivana Turismo, Casa Grande Hotel, Sucos Do Bem e Montevérgine. Apoios da Prefeitura Municipal de Guarujá, através das secretarias de Esportes e Lazer (Seela) e de Turismo (Setur), FuWax, NaJaca, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Associação de Surf de Guarujá e Federação Paulista de Surf. Promoção das rádios 013 e Saudade FM, Waves, Surfland e Woohoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo