Avião agrícola cai na zona rural de Tailândia, no Nordeste do Pará

Um avião agrícola de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (28/03) na zona rural do município de Tailândia, Região Nordeste do Estado do Pará. Apesar do susto, o piloto conseguiu sobreviver e encontra-se internado em um hospital da região.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Pará, o acidente aconteceu quando a aeronave jogava adubo líquido em uma plantação de uma das fazendas da região.

Foto: WhatsApp/Reprodução

Informações preliminares revelam que o piloto teria perdido o controle da aeronave, fazendo-a colidir em um fio de alta tensão que conduz energia elétrica da Hidrelétrica de Tucuruí. O avião caiu de uma altura considerável.

Testemunhas que presenciaram o acidente imediatamente acionaram as equipes de regate, formadas pelo Corpo de Bombeiros, pelas Polícias Militar e Civil, e também, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A área do acidente aéreo foi isolada e somente viaturas oficiais puderam chegar ao local. Todas as vias de acesso foram interditadas e bloqueadas.

Informações, ainda não oficiais, revelam que o avião, modelo Cessna 188, não tinha permissão para voar, e que ele se chocou em fios de alta tensão do linhão da Eletronorte. Apesar do incidente, não houve registro de apagão na região.

Bombeiros e paramédicos do Samu socorreram o piloto, que no momento do acidente, estava sozinho a bordo da aeronave. Ele foi resgatado consciente e encaminhado às pressas a um hospital da região.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), informou que o certificado de aeronavegabilidade da aeronave estava suspenso, porque o selo com a Inspeção Anual de Manutenção estava vencido desde agosto de 2017.

O piloto, identificado pelas iniciais A. C., foi encaminhado para o Hospital Geral de Tailândia. O estado de saúde dele é considerado estável e deve receber alta dentro de três dias.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a ocorrência está sendo investigada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I). Não há prazo para a emissão de um relatório sobre as causas do acidente aéreo.

Com informações das Assessorias do CGPM/PA e da FAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo