Nova pesquisa sobre obesidade será realizada em MS

Pesquisa de 2017 aponta que quase 70% dos entrevistados em MS estão sobrepeso.

Foto: Divulgação

Na semana em que se celebra Dia da Saúde e Nutrição, profissionais da saúde vão entrevistar cerca de mil sul-mato-grossenses para identificar o perfil da população e os cuidados tomados contra a obesidade no Estado. A última pesquisa, realizada em 2017, apurou que mais da metade dos entrevistados estava na faixa de sobrepeso ou de obesidade. A iniciativa é da Drogaria São Bento, em parceria com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Do total de 717 entrevistados, em 10 cidades de Mato Grosso do Sul, a quantidade de sobrepesos foi de 66,52%. Os participantes da pesquisa que apresentaram circunferência abdominal elevada somam 67,92%. As cidades pesquisadas em 2017 foram: Campo Grande, Corumbá, Dourados, Sidrolândia, Três Lagoas, Cassilândia, Maracaju, Jardim, Aquidauana e Chapadão do Sul. Além dessas, em 2018 a pesquisa também atingirá Rio Brilhante, Ponta Porã, Naviraí, São Gabriel do Oeste, Amambai e Costa Rica em MS, e ainda acontecerão entrevistas em Cuiabá (MT), atingindo o total de 16 cidades sul-mato-grossenses e Capital mato-grossense.

Para incrementar a pesquisa de 2018, que iniciou nesta segunda-feira (26), e estimular a população a baixar as estatísticas negativas quanto a obesidade, nesta quarta-feira (28), a São Bento oferecerá à população da Capital uma aula de zumba para cerca de 100 participantes. Todos receberão instruções de uma nutricionista e poderão fazer avaliação de bioimpedância (exame que avalia a composição do corpo humano, entre gordura e massa magra, por exemplo), gratuitamente.

A ação desta quarta-feira (28), será a partir das 18h30, na São Bento da Av. Ceará com a Amazonas. As pesquisas se encerrarão no Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março. O resultado, após tabulado, será entregue à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.

“Não queremos apenas levantar dados, vamos entregar os resultados para que algo seja feito em favor da população que necessidade de estímulos preventivos. A iniciativa privada faz sua parte e precisamos unir com as ações públicas para obtermos sucesso. Esta será nossa contribuição”, finaliza a superintendente das Drogarias São Bento, Flávia Buainain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo