Senar/MS: Saúde do Homem e da Mulher Rural realiza 700 procedimentos em Jardim

Foto: Flávio Gutierrez

É a primeira vez que o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, levou atendimento dermatológico à população. A 14ª edição da iniciativa aconteceu no sábado (24), em Jardim, a 240 quilômetros de Campo Grande.

No total, foram mais de 300 pessoas atendidas e, aproximadamente, 700 procedimentos realizados, dentre eles 40 foram com dermatologista. Nessa ação, oito detentos do Estabelecimento Penal Máximo Romero também receberam atendimento.

Na abertura, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, falou da importância do trabalho institucional e da parceria para a prevenção. “De acordo com o IBGE, há 30 anos a expectativa de vida da população brasileira era de 65 anos; hoje, a longevidade é de 70. A boa notícia é resultado de trabalhos como este, que aproxima homens e mulheres da prevenção. O Senar/MS tem esse cuidado de levar consultas, exames e vacinas para a melhoraria da qualidade de vida”.

Para o presidente do Sindicato Rural de Jardim, José Eduardo Meireles Grubert, levar a iniciativa para o município foi muito oportuno. “Ainda é comum ver trabalhadores rurais envolvidos com a lida do campo e deixando a saúde de lado. Por isso, é essencial que, em pleno sábado, as pessoas tenham esse serviço disponível, quando o público pode se deslocar até a cidade e receber a atenção dos médicos que orientam caso a caso”.

O prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro, destacou o papel da parceria na realização de ações. “A estrutura oferecida aqui hoje é resultado da junção de instituições que se preocupam com o campo e com a cidade. Juntos, o Senar/MS, a prefeitura e o Sindicato Rural de Jardim viabilizaram a realização deste encontro que, ao diagnosticar precocemente algumas doenças, possibilita a cura”, ressalta.

Participaram da abertura da ação o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni; entre outras lideranças locais.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo