Incêndio atinge shopping no Norte da Rússia e deixa 64 mortos e 13 feridos

Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde deste domingo (25/03) um shopping center na cidade de Kemerovo, na Sibéria, região Norte da Rússia, causando a morte de pelo menos 64 pessoas e deixando outras 13 feridas. As causas da tragédia ainda são oficialmente desconhecidas, mas elas serão investigadas pelas autoridades policiais russas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o fogo começou no cinema do Shopping Winter Cherry e as pessoas demoraram a perceber o incêndio, já que o alarme não foi acionado.

Um incêndio de grandes proporções atingiu neste domingo (25/03) um shopping na Sibéria, Norte da Rússia, deixando pelo menos 16 mortos e 13 feridos – Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/AP

Clientes e funcionários souberam do incêndio depois que a fumaça tomou conta do prédio. Houve pânico entre os frequentadores do estabelecimento e muitos correram em direção as portas de saída e de emergência, provocando um princípio de tumulto.

Equipes de emergência, bombeiros, policiais e voluntários foram acionados e rapidamente chegaram ao prédio do shopping, que foi isolado. A prioridade foi esvaziar totalmente o edifício.

Até o momento as autoridades confirmaram a morte de 64 pessoas. Outras 13 permanecem internadas, duas em estado gravíssimo, e seis continuam desaparecidas.

Apesar das investigações ainda não terem sido concluídas, as autoridades russas determinaram a prisão de quatro pessoas, entre elas a do diretor-geral do shopping e a do proprietário do cinema onde o fogo começou.

Equipes do Corpo de Bombeiros e paramédicos foram mobilizados para socorrer as vítimas do incêndio – Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/AFP

A cidade de Kemerovo fica localizada a 3 mil km de Moscou, capital do país, para onde foi levada uma das vítimas que apresentava graves queimaduras pelo corpo. Essa vítima foi internada em estado muito grave.

Testemunhas disseram que entre as vítimas há crianças, o número de vítimas, no entanto, ainda não é oficial e pode aumentar nas próximas horas.

Equipes do Corpo de Bombeiros já conseguiram controlar as chamas, que ainda não foram totalmente debeladas. Após, elas irão iniciar o trabalho de rescaldo com o objetivo de evitar que novos focos de fogo possam surgir.

O ministro do Gabinete de Administração de Situações de Emergência da Rússia, Vladimir Puchkov, disse em entrevista coletiva que as chamas se originaram em um dos cinemas do estabelecimento, localizado no 4º andar.

Imagens feitas por frequentadores e divulgadas nas redes sociais mostram algumas pessoas saltando das janelas do prédio para tentar escapar do fogo. Outras, no entanto, correram em direção as portas.

O prédio do Shopping Winter Cherry, em Kemerovo, na Sibéria, no Norte da Rússia, permanece fechado – Foto: Ministério de Situações de Emergência da Rússia/Reuters

Já a ministra da Saúde da Rússia, Veronika Skvortsova, disse que o estado de saúde de um menino de 11 anos é extremamente grave, e que ele pulou a janela para escapar das chamas. Os pais morreram no incêndio.

A porta-voz do Ministério de Situações de Emergência da Rússia, Svetlena Petrenko, disse as prisões ocorridas ontem foram preventivas, já que o inquérito aberto pelas autoridades para apurar as causas do incêndio e as responsabilidades ainda estão em curso. Não há prazo definido para a emissão de um relatório.

Investigações preliminares revelam que o alarme de incêndio do shopping não foi acionado e, por essa razão, as pessoas que estavam no estabelecimento comercial demoraram para perceber as chamas e, consequentemente, demorando para deixarem o prédio em segurança.

Os bombeiros demoraram cerca de oito horas para controlar as chamas, que atingiram uma área de aproximadamente 1.500 m².

O Shopping Winter Cherry permanece fechado e sem previsão para que seja reaberto.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo