Fico Surf Festival ajuda a fomentar turismo em Guarujá

Thais Margarido e Fico – Crédito: Fábio Maradei

O retorno do Fico Surf Festival, após 30 anos, está ajudando a fomentar o turismo em Guarujá, onde a competição será realizada desta vez, de sexta-feira a domingo (30 a 1º de abril). O campeonato tem como objetivo resgatar a história do evento, realizado em 1987, em Salvador/BA, que foi um dos responsáveis pela criação do Circuito Brasileiro de Surf Profissional.

Agora, o Festival é voltado para os legends, divididos na master e na longboard (ambas para atletas acima dos 40 anos) e para as categorias de base, promovendo uma grande confraternização, um encontro de gerações, na Praia do Tombo, um dos principais destinos de surf da Cidade. Logo na abertura, sexta-feira, será feita uma homenagem a personagens que ajudaram a promover o surf brasileiro.

Nomes de Guarujá, como Francisco Chiarella, o Thyola (fabricante de pranchas), Paulo Matos (primeiro campeão brasileiro), Taiu Bueno e Jorge Mula (ícones do surf), e também empresários Álfio Lagnado e Hermínio Nadim e lembrados ‘in memoriam’ Sidney Tenucci, o Sidão, José Roberto Rangel e Fernando Rego, que também foram proprietários de marcas de surf além do ídolo Paulo Tendas – nome do palanque fixo na Praia do Tombo.

Fico Surf Festival: Welcome Day – Crédito: Fábio Maradei

Outra ação importante, também na sexta-feira, será o lançamento da candidatura da Praia do Tombo à chancela da World Surfing Reserves, um selo internacional conferido às praias que protegem e preservam o ambiente costeiro, com foco na prática do surf, incentivando o turismo de praticantes e simpatizantes, potencializando a economia local.

A secretária municipal de Turismo, Thais Margarido, enalteceu a realização do evento, destacando a importância para divulgar a cidade. “Isso só vem agregar à cidade que precisava resgatar o berço do surf. Praias conhecidas por excelentes ondas e que sempre foram reduto de muitos surfistas”, falou a secretária, também destacando o selo World Surfing Reserves.

“O selo vem para qualificar a Cidade, a Praia do Tombo. Quem é surfista vem para buscar qualidade das ondas e o selo vai certificar que Guarujá está preparada para isso. A ação vem para selar a Cidade como lugar turístico para atrair visitantes, não só nacionais, como estrangeiros. E é o que a gente quer, a família do surf”, falou.

Fico Surf Festival: Welcome Day – Crédito: Fábio Maradei

INSCRIÇÕES – Junto com a master e a longboard para os legends, o Fico Surf Festival terá disputas nas categorias sub10, sub12, sub14, sub16 e feminina, além da novidade, Pais e Filhos. A sub10 e sub12 já estão lotadas e as demais restam poucas vagas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@fpsurf.com.br, citando o nome de competição, o estado de residência, a data de nascimento, e a cópia anexada do comprovante de pagamento.

A taxa é de R$ 85,00 e parte desse valor será destinado a dois projetos sociais de Guarujá, a ONG CT Lugar ao Sol, e o Lar Espírita Cristão Lar Elizabeth. O pagamento é feito para Banco Itaú, agência 0245, cc 09289-5, em nome de Silvio da Silva, CPF 886.205.148-49. Já no dia do evento será obrigatória a entrega de um quilo de alimento não perecível, para doação ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

O Fico Surf Festival 2018 tem apresentação de Grupo Lunelli, com patrocínios da Nivana Turismo, Casa Grande Hotel, Sucos Do Bem e Montevergine. Apoios da Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Seela), FuWax, NaJaca, Sabesp, Governo do Estado de São Paulo, Associação de Surf de Guarujá e Federação Paulista de Surf. Promoção das rádios 013 e Saudade FM, Waves, Surfland e Woohoo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo