PMA autua e multa pecuarista em Camapuã (MS) por desmatamento ilegal

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste domingo (25/03), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Camapuã, a 126 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento ilegal sendo realizado por um pecuarista, que foi autuado e multado em R$ 38 mil.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na sexta-feira (23/03), por volta das 14h05min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam a fiscalização nas propriedades rurais da região quando avistaram um desmatamento sendo realizada em uma fazenda e foram verificar o que estava de fato ocorrendo.

Assim que chegaram a propriedade rural, os policiais ambientais constataram que funcionários da fazenda haviam desmatado uma área de cerrado, que é protegida por Lei.

Os funcionários e o proprietário da fazenda não apresentaram autorização e/ou qualquer documento emitido por um órgão ambiental competente liberando o desmatamento, e por essa razão o dono da fazenda foi autuado administrativamente e multado em R$ 38 mil.

Com a ajuda de um GPS e de imagens de satélite, os policiais militares ambientais constataram que o desmatamento já havia ocorrendo há pelo menos 1 ano e meio, tendo sido desmatado um total de 37,81 hectares de cerrado.

Além da autuação e da multa, o fazendeiro de 66 anos foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi novamente autuado, desta vez por crime ambiental.

Caso venha a ser condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão.

O pecuarista foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) junto a um órgão ambiental competente.

As atividades de desmatamento na propriedade rural foram suspensas por tempo indeterminado.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo