Homem armado invade supermercado no Sul da França e faz reféns

Policiais franceses foram mobilizados na manhã desta sexta-feira (23/03) para acompanhar o cerco a um supermercado em Trèbes, no Sul da França, invadido por um terrorista – Foto: La Vie a Trèbes/Reuters

Um homem ainda não identificado e fortemente armado invadiu na manhã desta sexta-feira (23/03), por volta das 07h35min (horário de Brasília), um supermercado na cidade de Trèbes, no Sul da França, fazendo dezenas de reféns. O local já está isolado e cercado pela polícia, que tenta conversar com o suspeito.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o suspeito alegou ser integrante do Estado Islâmico e fez ameaças contra os reféns e policiais.

A polícia francesa pediu a todos os moradores de Trèbes que permaneçam trancados dentro de casas e estabelecimentos comerciais e que evitem abrir as portas para qualquer pessoa.

O primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, disse em entrevista coletiva, acredita que o ataque de hoje seja na realidade um atentado terrorista, apesar de ainda não haver vítimas.

Testemunhas, no entanto, disseram ter ouvido vários tiros disparados dentro do supermercado, que permanece isolado e cercado. Acredita-se que o tiroteio tenha ocorrido durante uma troca de tiros entre o suspeito e seguranças do estabelecimento.

Policiais cercaram na manhã desta sexta-feira (23/03) o Supermercado Super U, em Trèbes, no Sul da França, alvo de um ataque terrorista – Foto: La Vie a Trèbes/Reuters

Equipes de resgate, formadas por policiais, bombeiros, paramédicos e integrantes das Forças de Segurança da França, já estão no local. Ambulâncias e helicópteros também foram enviadas para a região.

Uma testemunha que conseguiu fugir do supermercado disse aos policiais que o suspeito entrou no local gritando “Allahu Akbar” (Deus é o Maior), e que em seguida efetuou um disparo para alto, rendendo a todos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que duas pessoas teriam morrido no ataque de hoje e que outras cinco teriam ficado feridas. As vítimas ainda estariam dentro do estabelecimento comercial.

O prefeito de Trèbes, Éric Menassi, confirmou a morte de duas pessoas, apesar da polícia local ainda não ter divulgado a informação. Acredita-se que o suspeito deva se entregar nas próximas horas.

As autoridades nacionais francesas informaram que alguns reféns estão sendo soltos neste momento e que eles estão saindo pela porta da frente do Supermercado Super U. Todos estão sendo detidos e serão revistados antes de serem liberados.

Ao todo, participam da ação 50 policiais e 25 bombeiros. Também foram disponibilizados 12 ambulâncias e três helicópteros.

Trèbes é uma pequena comunidade francesa que fica localizada próxima à cidade medieval de Carcassone, no Departamento de Aude, no Sudeste da França e possui cerca de 5.600 moradores.

Caso seja confirmado a motivação terrorista, o ataque de hoje será o primeiro do tipo ocorrido na França este ano.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo