Atentado em Cabul, no Afeganistão, deixa 26 mortos e 18 feridos

O ataque aconteceu nas proximidades de uma universidade.

Atentado a bomba deixa pelo menos 26 mortos e 18 feridos em Cabul, capital do Afeganistão – Foto: Reprodução

Um atentado a bomba ocorrido na manhã desta quarta-feira (21/03) em Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 26 pessoas e deixou outras 18 feridas. Ainda não há informações sobre os suspeitos, que aparentemente teriam conseguido fugir do local.

De acordo com as primeiras informações divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o ataque ocorreu nas imediações da Universidade de Cabul. O porta-voz do Estado Islâmico acaba de divulgar a informação de que o ataque teria sido realizado por integrantes do grupo, entidade essa considerada terrorista pela Comunidade Internacional.

Equipes de emergência, policiais, bombeiros, médicos e voluntários do Crescente Vermelho (Cruz Vermelha Islâmica) estão no local socorrendo os feridos e resgatando os corpos das vítimas fatais.

A área encontra-se isolada e cercada pela polícia, que realiza busca na tentativa de localizar e prender possíveis suspeitos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que os terroristas que atacaram a universidade também pretendiam explodir bombas nas imediações de uma mesquita xiita, mas que foram impedidos por segurança. Eles então, teriam fugido do cerco policial sem detonar os explosivos.

No momento do ataque de hoje estudantes, professores e funcionários estavam organizando eventos em comemoração ao Ano Novo Persa. Algumas das vítimas estão em estado gravíssimo.

O porta-voz do Ministério do Interior Afegão, Nasrat Rahimi, disse em entrevista exclusiva concedida a Agência AFP, que os suspeitos detonaram os explosivos em meio à multidão.

O criminoso detonou o colete de explosivos no meio da multidão. Muitas vítimas estavam celebrando o Nawrooz“, disse Nasrat Rahimi.

A capital do Afeganistão está em estado de alerta máximo, porque novos ataques podem ocorrer durante as festas de Nawruz, o Ano Novo Persa. Vários eventos estão programados para acontecer em todo o país.

As representações diplomáticas estrangeiras em Cabul receberam reforço na segurança. Os diplomatas estrangeiros no país foram orientados a não saírem de casa entre hoje (21) e amanhã (22).

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo