Natação também é destaque Aloha Spirit Festival em Ilhabela

Aloha IlhaBela – Foto: ©Alexandre Socci

O maior evento de esportes aquáticos da América Latina não poderia deixar de ter a natação como um dos destaques. A abertura do Aloha Spirit Festival 2018, nos próximos dias 23 a 25, em Ilhabela, contará com importantes provas para nadadores em várias distâncias. Destaque a disputa Water Relay, um revezamento, e a natação em águas abertas, com 3,8 km de percurso e valendo como seletiva para o novo evento no Arquipélago de Alcatrazes.

A direção técnica será do experiente Samir Barel, um dos principais nomes da maratona aquática no Brasil, que já foi top 10 do Grand Prix Mundial da FINA, em 2013 e com grande vivência internacional, disputando provas emblemáticas como a travessia do Canal da Mancha, entre Inglaterra e Franca (36 km), Volta à Ilha de Manhattan/EUA (45 km), Capri-Napoles/Itália (36 km) e Santa Fé-Coronda/Argentina (57 km).

“Nossa grande preocupação é oferecer a melhor estrutura para os atletas, sempre visando a segurança. Procuro estudar e aprender ao máximo para trazer o melhor para os participantes”, afirma Samir, que continua competindo, sobretudo em provas longas, as ultramaratonas, e é diretor da Academia Elo, em Campinas.

Aloha IlhaBela – Foto: ©Alexandre Socci

No Aloha Spirit, em Ilhabela, serão três provas. No sábado, logo às 8 horas, a disputa de 1,5 km, realizada em percurso com bois em frente à praia do Perequê, onde será montada a arena do evento. Depois, 11h45 e com transmissão ao vivo pela TV Aloha, o Water Relay, revezamento composto por cinco atletas, sendo obrigatório, no mínimo, uma mulher, sendo que cada competidor completa 200 metros. Já no domingo, a esperada prova de 3,8 km, com início às 7h30 e também transmitida pela TV Aloha.

“Será uma travessia. A largada será na Vila de Ilhabela e chegada na arena do evento. Teremos boias de sinalização em todo o percurso, além dos atletas terem uma vista maravilhosa de toda a orla durante a disputa. Em todas as provas haverá segurança. Contaremos com barcos a motor, caiaques e bombeiros”, avisa Samir Barel.

A prova de 3,8 km classificará os três melhores atletas por categoria para o Desafio Alcatrazes pelo ranking do Aloha Spirit Festival 2018, que também terá etapas em Cabo Frio e Brasília. “Além do ranking, o atleta deverá ter cumprido uma das três provas no tempo mínimo de 1h45min”, avisa Samir.

Aloha IlhaBela – Foto: ©Alexandre Socci

Entre os destaques femininos, Thais Fernandes Sant’Ana, tricampeã da Maratona 14 Bis, Bruna Bumachar, vencedora da etapa Ilhabela 2017, e Marta Mitsui, que já fez o Canal da Mancha, entre as mulheres. No masculino, Artur Pedroza, bicampeão da 14 Bis, Marcos Campos Rodrigues, campeão da Maratona Capri Nápoli amadora, na Itália, e tetracampeão da 14 Bis, Marcos Fraccaro, campeão do Circuito Aloha em 2016, e Diogo Milani Zoppi, pódio em todas as etapas do Aloha Spirit, e Harry Finger, que também já completou o Canal da Mancha.

NA AREIA – Com a chancela de maior evento de esportes aquáticos da América Latina, o Aloha Spirit Festival também terá ações na areia. O Slackline será uma das atrações com demonstrações, disputas e oficinas de aprendizagem para o público.

O Desafio Gibbon será organizado pela Gibbon Slacklines, marca referência mundial, presente em mais de 40 países e responsável pela “construção” da comunidade do esporte no Brasil. Serão três atividades ocorrendo no sábado e domingo no Espaço Aloha Spirit Slackline. No sábado, das 12 às 13h, será realizado o Desafio Best Combo, uma demonstração com atletas profissionais, na modalidade Trickline, valendo uma fita profissional Gibbon Slacklines.

Aloha IlhaBela – Foto: ©Alexandre Socci

No sábado e domingo, das 8 às 20h, será realizada a oficina de slacklines, uma área com fitas para iniciantes e orientações de um atleta profissional. Também no sábado, das 8 às 20h, será promovido o Desafio 10 Segundos. Serão contabilizadas todas as pessoas que conseguirem ficar em pé sobre uma fita de slackline.

“O Desafio será contabilizado em um placar e depois será comparado com as outras etapas. O evento com o maior número de pessoas ganha um super prêmio ao final de 2018”, informa o empresário Conrado Menezes, da Gibbon Brasil. Os desafios são gratuitos e para participar do Desafio Best Combo é necessária inscrição prévia pelo e-mail adm@gibbonbrasil.com ou pelo telefone (51) 98225.0929 (whatsapp), enviando nome completo e RG até o dia 20.

O Aloha Spirit Festival também terá disputas de Va’a/canoa polinésia, OC6, OC2 e OC1, Surfski individual ou duplas, Waterman, Apneia, Stand Up Paddle profissional e amador e Paddleboard. Além das disputas esportivas, o evento contará com atividades culturais, como o Festival Aloha Spirit de Cinema.

O Aloha Spirit 2018 tem os patrocínios de Booking.com, Riachuelo e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Fina Frutas, Aqua Sphere e Linktel. Realização: Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial www.alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR, instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo