Petrobras divulga Relato Integrado 2017

Segurança e transição para economia de baixo carbono são alguns dos destaques.

A Petrobras divulga nesta quinta-feira (15/03), pela primeira vez, seu Relato Integrado, composto pelo Relatório Anual, que traz informações abrangentes sobre a companhia, antes divulgadas no Relatório da Administração, e as informações de Sustentabilidade, com foco nas dimensões social e ambiental.

A partir deste ano, a companhia passa a seguir a metodologia do International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado) nos seus principais relatórios corporativos. O Relato Integrado busca mostrar como a atuação da Petrobras gera valor para a sociedade, trazendo as informações mais relevantes para os públicos de interesse sobre o negócio da companhia no ano de 2017, bem como as perspectivas para o futuro.

Foto: Petrobras/Assessoria

Relatório Anual fornece subsídios que podem auxiliar investidores a decidirem como alocar seus recursos, evoluindo para um relato mais transparente e coeso das atividades da Petrobras. O documento Sustentabilidade 2017 aprofunda temas sociais e ambientais relevantes para a indústria e detalha as estratégias do Plano de Negócios 2018-2022 com olhar para os desafios do setor de energia.

Principais destaques

A segurança é tema de destaque nos documentos, refletindo sua relevância como um valor para a Petrobras. O Plano de Negócios tem duas métricas de topo, e a redução de acidentes é uma delas. A taxa de acidentados registráveis por milhão de homens hora (TAR) baixou de 1,63 em 2016 para 1,08 em 2017, no nível das melhores empresas do setor.

Relatório Anual traz também os temas considerados materiais pela companhia e que podem impactar o seu negócio, bem como o modelo de negócios, que ilustra os insumos, os processos, os produtos, os impactos e a distribuição do valor adicionado pela empresa.

Sustentabilidade 2017 traz as iniciativas para a transição para uma economia de baixo carbono, como a adesão voluntária da Petrobras à Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), entidade que reúne as principais empresas de petróleo do mundo com o objetivo de desenvolver tecnologias que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Apresenta as novas tecnologias implementadas, como a captura e separação de CO2, que resultaram, desde 2008, na reinjeção de 7 milhões de toneladas de CO2 separado do gás produzido nos campos do pré-sal na Bacia de Santos.

A nova política de responsabilidade social, aprovada em março de 2017, tem como princípio o respeito aos direitos humanos e o relacionamento, de forma responsável, com as comunidades nos locais onde a Petrobras atua. Em 2017, foram investidos R$ 142 milhões em projetos socioambientais, culturais e esportivos.

Na área de transformação digital, a companhia incluiu no seu plano de negócios a estratégia de capturar as oportunidades para aplicar novas tecnologias aos seus processos, com a expectativa de aumentar a eficiência das operações, a produtividade e a segurança operacional, bem como acelerar a tomada de decisões e garantir as melhores condições para que a força de trabalho desenvolva suas atividades. Atualmente, cerca de 10% da carteira dos projetos de P&D incorporam tecnologias digitais, na busca de soluções para suportar o desenvolvimento dos negócios.

A Petrobras também apresentou nesta quinta-feira (15/03) seus resultados de 2017.

Confira aqui o Relato Integrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo