Toyota Etios 2019 parte de R$ 48.400 e ganha controle de estabilidade

Item de segurança só não está disponível para a versão mais básica, voltada para frotistas; aventureiro Cross sai de linha.

Versão X-Plus fica no lugar da intermediária XS na linha Etios 2019 (Foto: Divulgação)

Versão X-Plus fica no lugar da intermediária XS na linha Etios 2019 (Foto: Divulgação)

A Toyota tem novidades importantes para a linha 2019 do Etios hatch e sedã. Os modelos que começarão a ser vendidos no dia 9 de março passaram a contar com assistente de partida em rampas e controles de tração e de estabilidade, indisponíveis apenas na versão básica. No caso do hatch, os preços começam em R$ 47.270 na configuração X-STD 1.3 e vão até R$ 67.290 no Platinum 1.5 automático, valores que passam a R$ 52.110 e R$ 71.150 nas mesmas configurações do sedã, diferenciado também por vir sempre com motor 1.5.

Mas há um porém: a X-STD é exclusiva de frotistas e tem estilo mais simples e apenas opção de câmbio manual, então, o Etios mais barato que você poderá comprar como pessoa física é o hatch X 1.3 manual, cotado a R$ 48.400 na carroceria hatch e R$ 53.240 no sedã X 1.5,  já equipados com o ESP.

Versão X já traz controle de estabilidade, de tração e assistente de partida (Foto: Divulgação)

Versão X já traz controle de estabilidade, de tração e assistente de partida (Foto: Divulgação)

Falando nele, o controle de estabilidade é chamado pela marca de VSC (Vehicle Stability Control) e vem associado ao controle de tração (TRC) e o assistente de partida em rampas (HAC – Hill-Start Assist Control). A mudança de linha representou um aumento de R$ 1.050 em comparação ao pedido anteriormente.

A segunda principal notícia é a saída de linha do aventureiro Etios Cross. O modelo respondia por uma parcela muito pequena de vendas. O lançamento da versão X-STD e a saída do Cross não são as únicas alterações na gama, o Etios também ganhou a versão X-Plus (foto de abertura), que tem motor 1.5 e vem no lugar da intermediária XS, com a vantagem de trazer rodas de liga leve aro 15 e luzes de seta no espelhos retrovisores, indisponíveis na configuração que substituiu. Os demais toques foram pontuais, exemplos das rodas de desenho diferenciado na XLS.

Etios 2019 sedã também tem versão X-Plus (Foto: Divulgação)

Etios 2019 sedã também tem versão X-Plus (Foto: Divulgação)

Além disso, a linha também passa contar com uma grade filetada em preto, retoque que combina com os faróis com máscaras negras. Alterações que não foram aplicadas no básico X-STD. De qualquer forma, foram retoques tímidos, nada que tenha alterado consideravelmente o estilo do último facelift. Para fechar o assunto, vale destacar que a gama de cores passou a contar com um novo tom, batizado de super vermelho, mas foi simplificada no geral e inclui apenas as opções prata, branco sólido e pérola, preto e cinza.

No demais, os motores 1.3 16V (98 cv e 13,1 kgfm) e 1.5 16V (107 cv e 14,7 kgfm) com variação de fase na abertura e fechamento de válvulas continuam iguais, tal como ocorre com as transmissões manual de seis marchas e automático de quatro velocidades.

Conheça as versões, preços e equipamentos do Etios hatch e sedã

Etios X-STD

Hatch 1.3 manual de seis marchas – R$ 47.270
Sedã 1.5 manual de seis marchas – R$ 52.110

De série: ar-condicionado, direção elétrica, abertura interna do porta-malas (elétrica no hatch), chave com comando, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, para-sol com espelho de cortesia em ambos lados, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função um-toque (para descida), travas elétricas.

Etios X

Hatch 1.3 manual de seis marchas – R$ 48.400
Hatch 1.3 automático de quatro marchas – R$ 53.440
Sedã 1.5 manual de seis marchas – R$ 53.240
Sedã 1.5 automático de quatro marchas – R$ 58.270

De série: acrescenta aos itens da X-STD as modificações de design, que incluem os faróis com máscara negra e a moldura da grade frontal no tom preto.

Etios X-Plus

Hatch 1.5 manual de seis marchas – R$ 54.920
Hatch 1.5 automático de quatro marchas – R$ 59.960
Sedã 1.5 manual de seis marchas – R$ 57.770
Sedã 1.5 automático de quatro marchas – R$ 62.820

De série: soma aos itens da X o sistema de áudio com viva-voz Bluetooth, MP3 e entradas auxiliares e USB, controle de velocidade de cruzeiro, controle do som e do computador de bordo no volante, difusores do ar e a base da manopla do câmbio cromados, abertura do porta-malas por botão, bancos com tecido bicolor, alto-falantes e tweeters, rodas de liga leve aro 15 (pneus 185/60) e setas nos retrovisores externos. O X-Plus tem ainda a função EcoWallet (carteira ecológica na tradução direta) no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago por litro de combustível para calcular o valor gasto nos deslocamentos. Os modelos equipados com câmbio automático trazem conveniências extras como  o controle de velocidade de cruzeiro e o apoio de braço no banco do motorista.

Etios XLS

Hatch 1.5 automático de quatro marchas – R$ 64.440
Sedã 1.5 automático de quatro marchas – R$ 67.320

De série: soma rodas de liga leve aro 15 com desenho diferente, som com tela touchscreen e espelhamento de celulares, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, volante e bancos revestidos parcialmente de couro.

Etios Platinum

Hatch 1.5 automático de quatro marchas – R$ 67.690
Sedã 1.5 automático de quatro marchas – R$ 71.150

De série: o top tem todos os itens do XLS e traz rodas aro 15 esportivas, manopla do câmbio revestida de couro, detalhe cromado na grade, aerofólio (só no sedã), carpetes e o sistema multimídia Toyota Play, com TV digital, DVD, GPS, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo