Veterinária de MS integra grupo de mulheres que se destacam na gestão de empreendimentos relacionados ao agronegócio

Amor aos animais levou profissional a desenvolver fórmulas homeopáticas que também agregam valor ao desempenho no campo.

Dra. Mônica Souza – Foto: Divulgação

Destaque em várias áreas, as mulheres também comprovam cada vez mais força no agronegócio. De acordo com Censo Rural do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado recentemente, cerca de 30% dos cargos de comando no campo são ocupados por mulheres. Até 2013 esse percentual girava em torno de 10%.

Esse potencial feminino na economia e mercado de trabalho se deve também ao fato de que muitas mulheres se tornaram empreendedoras. Em Mato Grosso do Sul, uma médica-veterinária se destaca no segmento, ao liderar, uma equipe com mais de 20 funcionários e integrar o seleto time de mulheres que empreenderam no campo.

Diretora da Sigo Homeopatia Veterinária, empresa que há mais de 15 anos desenvolve produtos para tratamento e prevenção de doenças em animais, tanto pets quanto de produção, Dra. Mônica Souza, junto ao marido, o também médico-veterinário Marco Antônio Cucco, além de fundar a indústria conhecida nacionalmente, se dedica a estudos constantes voltados à saúde e bem-estar dos animais e rentabilidade ao produtor rural.

“Iniciei a especialização em homeopatia veterinária para atuar junto aos pets, na clínica que eu tinha. Meu marido, que atuava no campo e sempre pedia para fazer fórmulas para atender seus clientes de forma particularizada. Em determinado momento um grande cliente percebeu a eficácia do tratamento homeopático no controle de carrapatos do rebanho de Angus e para atender a demanda fiscal, tivemos que abrir a empresa ”, relata a veterinária que além de empresária, divide seu tempo ainda entre os três filhos do casal.

Quanto esse grande crescimento da mulher, tanto no mercado de trabalho, quanto especificamente no agronegócio ou setores relacionados ao campo, Mônica relata que acompanha esse processo desde a faculdade.

Empresa conta com cerca de 20 funcionários – Foto: Divulgação

“Vi muita coisa mudar ao longo dos últimos anos. Minha turma de Veterinária da UFMS foi a que mais contou com mulheres. Fui para o mercado para atuar com animais de pequeno porte, exatamente por acreditar que não havia espaço para mulher no campo e me surpreendi ao perceber que o mundo agropecuário acabou se mostrando aberto para meu trabalho. Acredito que essa força feminina no campo se dá porque a mulher é multifuncional, sabe inter-relacionar e gerir com mais sensibilidade. Estamos deixando nossa marca por onde passamos”, avalia a veterinária, formada há mais de 30 anos.

Contudo, a veterinária enfatiza que empoderamento feminino já existe e não há necessidade de competição, defendendo o equilíbrio.

“As mulheres já nasceram com poder. Arregaçamos as mangas e trabalhamos. Mostramos isso diariamente, não precisamos competir com os homens, podemos trabalhar em harmonia, juntando esforços e qualidades de cada um. O talento da mulher é diferente, é criativo, algo que estava abafado por muito tempo e agora veio à tona. Sempre que pudermos atuar harmonizando as ideias o resultado é ainda mais positivo”, comenta Dra. Mônica.

Além de administrar a Sigo Homeopatia Veterinária, Dra. Mônica ainda divide seu tempo entre os três filhos universitários e as atividades como catequista e nos estudos com a aplicação da homeopatia na agricultura. Até o final de 2017, ela ainda se dedicou à presidência da AMVHB (Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira). Seu currículo traz ainda três especializações, em Agricultura Biodinâmica, Homeopatia Veterinária e em Farmácia Antroposófica.

Sobre a SIGO Homeopatia – Empresa sul mato-grossense com linha de produtos para pecuária, estabelecida no mercado há 15 anos, a marca conta atualmente com 12 produtos da linha SIGOPEC, que podem ser adicionados ao suplemento alimentar ou à agua e utilizados em bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, bubalinos e silvestres, na prevenção e tratamento de vários problemas da pecuária, entre eles: diarreias neonatais, sodomia, verminoses, mastite, carrapatos, moscas do chifre e bernes resistentes a aditivos químicos, problemas de casco e pele, verrugas , incremento para fertilidade e ainda para acabamento e cobertura da carcaça na fase de engorda de bois.

Para os animais de estimação, a linha SIGOPET oferece 13 produtos que atuam no trato de infecções urinárias, anemia advinda de doença do carrapato, problemas cardíacos, ansiedade e excesso de latido dos cães, artrite, controle de pulgas e carrapatos, doenças de pele, infecções, fraturas e lesões.  Produtos eficazes e com a vantagem de serem livres de efeitos colaterais e tóxicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo