Exporã 2018: iniciativas sindicais são destaque na abertura do evento

A Exporã é uma das principais feiras agropecuárias em MS.

Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul – Foto: João Carlos Castro

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou nesse sábado (03), da abertura oficial da Exporã 2018 – Exposição Agropecuária de Ponta Porã. O evento foi prestigiado por diversos representantes políticos e do agro de Mato Grosso do Sul.

Ao discursar, Mauricio Saito destacou o recente relatório divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que aponta que PIB do setor cresceu 13% em 2017, diante de uma alta de 1% no PIB geral. “Sem dúvida, os números refletem o empreendedorismo do homem do campo, aliado à comunidade científica”.

Ainda sobre o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul, Saito contextualizou as iniciativas como os encontros realizados pela Comissão Famasul Jovem. “Presidido pela liderança jovem Roberta Maia, realizamos seis edições do Encontro Jovens da Agropecuária, em diferentes regiões do estado, reunindo mais de duas mil pessoas com a finalidade de compartilhar conhecimento”.

O presidente do Sistema Famasul também comentou a respeito do Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar/MS, que vai atender mais de 220 mil alunos do ensino fundamental da rede pública, em 2018. “Somente aqui em Ponta Porã, foram 18 mil crianças atendidas no ano de 2017. É um avanço significativo porque faz com que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido pelo setor produtivo”.

André Cardinal, presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã – Foto: João Carlos Castro

O anfitrião da 44ª Exporã, presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, André Cardinal, ressaltou a importância dos projetos realizadas em conjunto com entidades públicas e privadas para elevar o desenvolvimento rural. “O Sindicato Rural de Ponta Porã tem a alegria de firmar hoje, nesta solenidade, a parceria com a Ideal Tech, empresa que trabalha com o comércio de placas solares no município, que fará com que nossa instituição seja autossustentável. A parceria se estende aos nossos sócios, que terão desconto para adquirir energia fotovoltaica. Esperamos oportunizar, cada vez mais, ações como essa, que beneficiam os associados e a nossa comunidade”.

O prefeito municipal, Hélio Perluffo Filho, salientou a força do setor produtivo no desenvolvimento local. “Se ainda podemos planejar o futuro, é porque o agronegócio nos permite”.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Enelvo Felini, falou da união no meio rural. “Importante que o sindicato tenha o olhar que você [Cardinal] demonstra aqui, de alinhamento e parcerias produtivas. Parabéns pelo evento”.

O secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o Governo do Estado, falou dos desafios do Agro. “O Brasil tem 68% das suas reservas preservadas, sendo que 40% dessas áreas estão dentro das propriedades. Somos campeões em preservação!”.

Após a abertura da Exporã, foi realizado o lançamento do Pavilhão da Sustentabilidade Abílio Furtado de Lima.

Participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler; superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Candido Gabínio; o Tenente Coronel Carlos André Levy; o Tenente Coronel Carlos Magno; o deputado estadual, Rinaldo Modesto; o superintendente da Semagro, Rogério Beretta; a presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Ruiz, e do Sindicato Rural de Bela Vista, Leandro Acioly.

Vitrine Senar – Hoje (05), será realizado na Exporã a Vitrine Senar/MS, com palestras, apresentação do programa ATeG e um giro tecnológico na feira. A iniciativa é realizada pelo Senar/MS e pelo sindicato rural do município e conta com o apoio do Sistema Famasul, em parceria com o Sebrae e com a Agraer.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo