Escritores Rubenio Marcelo e Elizabeth Fonseca lançam livros em Portugal

Escritores Rubenio Marcelo e Elizabeth Fonseca lançam livros autorais em Portugal e estreitam intercâmbio cultural com a Universidade de Aveiro

Os escritores Rubenio Marcelo e Elizabeth Fonseca, ambos membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autores de várias obras publicadas, lançarão livros autorais e participarão de pauta cultural na Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, no próximo dia 15/março (quinta-feira), às 14h local. Rubenio Marcelo lançará e falará sobre o seu livro mais recente: “Vias do Infinito Ser” (Ed. Letra Livre, 2017), obra esta já estudada pelo prof. António Manuel Ferreira, da UA; e Elizabeth Fonseca lançará o seu mais recente livro infantil, intitulado “Jardim da Poesia” (Ed. Foco Editorial, SP).

Rubenio Marcelo e Elizabeth Fonseca. – Fotos: Divulgação

A sessão literária será coordenada pelos professores portugueses: Maria Fernanda Brasete e António Manuel Ferreira, ambos docentes do Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro. Na ocasião, os dois escritores convidados, Rubenio Marcelo e Elizabeth Fonseca, explanarão sobre suas produções, sobre a arte/cultura regional, e estreitarão os laços literoculturais com aquela instituição lusitana de ensino, que é uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, criada em 1973 e atualmente frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação (o Campus universitário da UA possui duas modernas bibliotecas com 250.000 títulos disponíveis). Os dois escritores brasileiros, que viajarão já neste final de semana acompanhados de seus respectivos cônjuges, também conhecerão o ‘Gretua’ – Grupo de Teatro da UA, que inclusive já apresentou, em 2009, um espetáculo cênico inspirado num poema de Rubenio Marcelo, cujo enredo teve a produção e cenografia do premiado artista português João V. Fino.

No ano passado, Rubenio Marcelo já havia sido incluído para compor agenda no Congresso Internacional “Em busca da terra prometida”, a convite da profª doutora Olga Castrillon-Mendes (docente de Literatura da Unemat), que integrou a comissão científica deste evento realizado em Portugal, na Universidade de Aveiro, em setembro/2017 e que teve como uma das áreas temáticas: ‘Literatura e migrações’, mas, devido a compromissos surgidos aqui para o mesmo período, o escritor adiou a sua ida.

Poeta, escritor e compositor, Rubenio Marcelo é o atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Autor de onze livros publicados e três Cd’s musicais, lançou recentemente, com sucesso, o CD ‘Parcerias’, e está com a sua 12ª obra literária indo ao prelo: o livro ‘Palavras em Plenitude – prosa e crítica cultural’. Filiado à União Brasileira dos Escritores (UBS-MS), é um dos vencedores do tradicional concurso ‘Noite Nacional da Poesia’, além de outras premiações pela sua atuação literocultural.

Elizabeth Fonseca é poeta, cronista e declamadora, fundadora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”, e integra a atual diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Também membro da União Brasileira de Escritores – UBE-MS, é autora de quatro livros publicados, estando com mais um no prelo: ‘Poemas em tempo de sol’. Apresenta anualmente Recital (aberto ao público) com seus alunos de declamação, sendo que o mais recente aconteceu no Teatro Prosa (Sesc Horto), em Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo