Terremoto de 7,5 graus na Escala Richter atinge a Papua Nova Guiné

Foto: Divulgação

Um terremoto de magnitude de 7,5 graus na Escala Richter atingiu neste domingo (25/02) a Ilha da Papua Nova Guiné. Ainda não há informações sobre vítimas, mas os danos são consideráveis.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades locais não emitiram alerta de tsunami, mas recomendaram a evacuação imediata de todos que residem no litoral do país.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o epicentro do tremor foi localizado a 90 km ao Sul de Porgera, na Província de Enga, a uma profundidade de 35 km.

Terremotos nessa região costumam ser intensos, podendo causar sérios danos, além de deixar vítimas. Há riscos de tsunamis, apesar das autoridades locais não terem emitido nenhum alerta.

Ainda segundo fontes do USGS, o terremoto deste domingo teve um impacto relativamente concentrado, podendo este ter sido um dos fatores que fez com que não houvesse vítimas.

No início deste ano, as ilhas que compõem a Papua e Nova Guiné foram atingidas por um tremor de 5,5 graus na Escala Richter, a uma profundidade de 39 quilômetros. O abalo sísmico também não causou vítimas, mas provocou danos e um alerta de tsunami.

A Ilha da Papua e Nova Guiné fica localizada na região conhecida como ‘Anel de Fogo’, onde existem falhas geológicas, propensas a abalos sísmicos. Essa área fica localizada no Oceano Pacífico e todos os países da região consumam sofrer tremores de terra e erupções de vulcões quase que diariamente.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo