Turbine seu cérebro com vitamina C

Poderoso antioxidante, que melhora o desempenho da atividade cerebral, alivia os efeitos nocivos do estresse e previne doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer

A laranja é uma fruta rica em Vitamina C e seu consumo é recomendado por médicos e especialistas – Foto: Divulgação

Não são poucos os benefícios que a vitamina C traz para a saúde. O mais conhecido, provavelmente, seja o efeito fortalecedor do sistema imunológico, ajudando na prevenção de gripes e resfriados. Mas ela também oferece proteção contra doenças cardiovasculares e previne, por exemplo, a arteriosclerose e hipertensão. Além disso, a substância possui funções que podem ajudar na perda de peso e ganho de massa muscular, protege contra doenças oculares, como a catarata, e combate o envelhecimento da pele, do cabelo e das unhas.

Além de todos estes benefícios, a vitamina C é benéfica para o desempenho da atividade cerebral. Estudos recentes têm demonstrado o importante papel que a substância desempenha para saúde e bom funcionamento do cérebro, especialmente em razão de sua ação antioxidante, que previne o dano e envelhecimento da massa cinzenta, assim como de outras estruturas do corpo. Exemplo disso é o estudo publicado no periódico Frontiers in Physiology, da Universidade do Sul da Flórida, em dezembro de 2015, em que se demonstrou a importância da substância para a manutenção do equilíbrio as funções cerebrais e seu papel na prevenção de doenças como obesidade, câncer, males neurodegenerativos, hipertensão e doenças autoimunes.

De acordo com Olavo Rodrigues, farmacêutico clínico, mestre em Biotecnologia e superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios da Natulab, ela atua em dois processos relevantes para o Sistema Nervoso Central: a remoção de radicais livres produzidos naturalmente pelo metabolismo celular e o sistema de consumo de energia dos neurônios. “A vitamina C pode ativar o suprimento alternativo de energia nos casos de consumo total (depleção) da glicose no cérebro”, explica. Nestes casos, a energia passa a ser produzida a partir do ácido lático, prevenindo falhas do funcionamento cerebral por falta de energia.

Ao ser liberada nas conexões entre os neurônios, a vitamina C põe em ação sua função antioxidante. “Ela sequestra os radicais livres danosos, chamados de Espécies Reativas do Oxigênio (ERO’s) que podem danificar o DNA e proteínas vitais, melhorando o desempenho das funções cerebrais”, explica o superintendente da Natulab.

Vale ressaltar ainda que a vitamina C pode ser um importante aliado na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, uma vez que o estresse oxidativo, ou seja, a produção de radicais livres no cérebro são a causa da degeneração dos neurônios. “A maneira como o cérebro consome energia e o resultado de seu processo de funcionamento, que resulta na liberação dos ERO’s, faz com que ele seja altamente dependente de antioxidantes para proteção contra o Mal de Alzheimer, Parkinson, doença de Huntington, Esclerose Lateral Amiotrófica (EAL), entre outros processos neurodegenerativos”, afirma Olavo. Além disso, a vitamina C ainda provoca a redução nos níveis de cortisol, um hormônio que tem sua liberação estimulada pelo estresse, aliviando suas consequências negativas.

Para obter as vantagens da vitamina C, seu consumo deve ser regular. Existem vários alimentos, principalmente frutas e legumes de coloração verde, vermelha e amarela, com sabor cítrico (a exemplo de laranja, limão, goiaba, acerola, manga, morango, pimentão, tomate e brócolis), ricos na substância. “Nos casos de alimentação desbalanceada e em períodos de estresse e desgaste físico e mental intenso, pode ser necessário um aporte maior por meio da suplementação, com a orientação adequada de um profissional, seja ele médico, nutricionista ou farmacêutico”, conclui.

Vale lembrar que a carência da substância causa o escorbuto, uma doença que pode ser fatal e cujos sintomas são inchaço, dores nas articulações, hemorragia nas gengivas e feridas que não cicatrizam.

SOBRE A NATULAB

A Natulab é líder em produção e venda de medicamentos fitoterápicos no Brasil, ocupa a 5ª posição no mercado OTC, e é a 16ª colocada do mercado farmacêutico no período de 12 meses, em unidades comercializadas, segundo o IMS Health. Fundada em 2000, em Santo Antônio de Jesus (BA), tem sede em São Paulo e unidade fabril na Bahia. Até 2019, tem como objetivo se tornar uma das dez principais empresas do País no mercado OTC em reais.

Em seu portfólio, possui uma linha de produtos com 300 apresentações, entre eles StarforC (aspartato de arginina e ácido ascórbico), Varivax (Aesculus hippocastanum), Hidraplex (reidratante oral), Hidralyte (reidratante oral) e Xarope de Guaco (Mikania glomerata).

*Fonte: IMS Health | PMB – Set’17 (unidades)

Um Comentário sobre “Turbine seu cérebro com vitamina C”

  1. renata disse:

    adorei esse site aqui encontrei dicas incriveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo