Em Búzios, líderes avançam e ficam mais próximos dos títulos do Rip Curl Grom Search 2018

Disputas têm finais neste domingo, na Praia de Geribá, com transmissão ao vivo pela internet.

Surfista Caio Costa no Grom Search – Foto: Pedro Monteiro

Os líderes avançaram e estão mais próximos dos títulos do Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica. A 2ª e decisiva etapa do Circuito começou neste sábado (24), com ondas de meio metro e sol na Praia de Geribá, em Búzios/RJ, reunindo surfistas de nove estados, divididos em quatro categorias. Na mirim (sub16), o grande destaque foi o cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauã Costa, com a melhor somatória do dia, 13,30 pontos.

Na etapa inicial, ele foi o quinto colocado, mas ainda segue com chances de chegar ao seu segundo título do Rip Curl Grom Search (foi campeão iniciante – sub14 – no ano passado). “Se Deus quiser, vai dar tudo certo. Estou muito confiante, focado”, falou Cauã.

O paulista Eduardo Motta, que chegou do Havaí no meio da semana, não repetiu as grandes atuações da etapa inicial, em Santa Catarina, mas fez o básico para avançar nas baterias. Nas duas fases que competiu ficou em segundo lugar, sendo que na segunda apresentação foi superado justamente por Cauã Costa. “Foi um dia bem tenso. Passei as baterias, mas não tive notas boas. Mas valeu a pena ter voltado do Havaí para brigar por esse título”, comentou Dudu, que também já levantou a taça do Rip Curl Grom Search, na categoria grommet sub12.

Surfista Cauã Costa no Grom Search – Foto: Pedro Monteiro

Já a grande surpresa do dia foi a derrota do catarinense Wallace Vasco, segundo colocado no ranking. Na fase dois ele estava na mesma bateria de Cauã Costa e Eduardo Motta e acabou em terceiro, mesmo garantindo a maior nota do dia, 8 pontos. O paulista Sérgio Luan, sétimo na classificação também parou nessa disputa. “A desclassificação do Wallace facilita um pouco, mas nem tanto, porque ainda tem o terceiro e quarto colocados, que passaram”, comentou o líder, referindo-se ao paranaense Kainan Meira e o também paulista Caio Costa.

Caio, além de estar na disputa direta pelo título mirim, fez bonito na iniciante, onde é o líder. Ele garantiu a maior somatória da categoria, 12,75 pontos, mantendo muito bem o caminho para o seu segundo título no campeonato (foi campeão grommet em 2016). “Domingo tem bastante coisa pela frente, mas estou bem confiante”, falou Caio.

Já entre as meninas, Sophia Medina teve um suporte especial, com a chegada de seu pai, Charles, que estava no Havaí treinando Gabriel Medina e decidiu fazer uma escala em Búzios, antes de seguir para a Austrália, onde inicia o WCT. Ela voltou a surfar bem e nem mesmo um ataque de águas vivas durante a sua bateria atrapalhou a boa performance.

Surfista Eduardo Motta no Grom Search – Foto: Pedro Monteiro

Ao sair do mar, ganhou um banho de vinagre, para eliminar a ação do ataque. “Já estou bem. Doeu na hora, mas agora está de boa”, avisou a irmã de Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surf e que também fez história no Rip Curl Grom Search, sendo o primeiro do País a erguer a taça internacional, em 2010.

Nesta categoria, a melhor apresentação foi da carioca Maju Freitas, que igualou a maior nota de Wallace, os oito pontos, e teve a maior somatória geral, com 14 pontos. Entre os caçulas da grommet (sub12), Guilherme Fernandes não teve dificuldades para se classificar e a melhor apresentação foi do paulista Murillo Coura, seu companheiro de treinos e o segundo colocado no ranking.

As disputas seguem neste domingo, a partir das 8 horas, iniciando com a mirim. As finais serão realizadas das 12h30 às 14h. Todas as baterias poderão ser acompanhadas ao vivo pela internet, no link www.ripcurl.com.br/eventos-grom-search-2018-ao-vivo.

Surfista Sophia Medina no Grom Search – Foto: Pedro Monteiro

Fora do mar, atletas e público tiveram várias atrações para consolidar o slogan do evento “Muito mais do que um campeonato de surf”, com pula-pula, distribuição de pipas e também de mudas nativas, para replantio e recuperação da vegetação local. Os competidores contaram com área vip com frutas e Guaraná Antarctica e, de noite, a tradicional festa de confraternização, com pizza.

O Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, tem os patrocínios de lojas Pró Ilha e 900 Graus, com apoios de Jandaia, Pousada Vila Pitangola, Pousada da Ilha, Pousada Sombrero Verde, Hotéis Villa Real, prefeituras de São Francisco do Sul e Búzios. Supervisão da Fecasurf e Feserj com assessoria de imprensa da FMA Notícias e cobertura da Revista Hardcore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo