Taça Brasil de XCO é compromisso para 19 ciclistas do Shimano Sports Team

Competição será realizada no domingo (25) em Campo Largo, no Paraná, sendo a primeira da temporada a valer pontos no ranking mundial de mountain bike.

Ricardo Pscheidt (esq.) em ação (Divulgação)

São Paulo (SP) – A Shimano estará muito bem representada na primeira prova de mountain bike no País valendo pontos para o ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) neste ano, a Taça Brasil de XCO. Em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba (PR), 19 ciclistas apoiados pela marca disputarão a primeira de três etapas da competição nacional. Serão 14 homens e cinco mulheres de cinco equipes em ação no domingo (25), em três largadas, entre 8h30 e 11h30.

No masculino, competirão na prova representando a Shimano: Kennedi Lago, Mario Veríssimo, Luiz Eduardo Marcondes e Luiz Renato Borges, do Team Oggi/Isapa; Rubinho Valeriano, Guilherme Muller e Mario Couto, os três da Sense Factory Racing; Wolfgang Soares, Edson Rezende e Pedro Lage, o trio da Caloi Avancini Team; Sherman Trezza e Lukas Kaufmann, ambos da Cannondale Brasil Racing; José Gabriel Marques, da Groove/Shimano; e Ricardo Pscheidt, da Trek/Shimano.

“A Taça Brasil tornou-se clássica, por ser a abertura do calendário nacional em termos de pontuação UCI. É uma prova em que todos chegam motivados para sentir se a preparação na pré-temporada foi boa e também para medir como será a disputa com os rivais”, conta Ricardo Pscheidt. “Particularmente gosto muito da pista, porque tem longas subidas e também singles tracks (trilhas estreitas) e partes técnicas, normalmente, com raízes e pedras úmidas”, completa Pscheidt, ciclista que tem sua bike equipada com o grupo Shimano XTR Di2 de transmissão de marchas eletrônica.

Wolfgang Olsen do Caloi Avancini Team (Divulgação)

Wolfgang Olsen também fala sobre sua expectativa para enfrentar o tradicional circuito paranaense. “Estamos começando o ano com tudo em cima e uma boa carga de treinos, porém os adversários também estão. O circuito pista não é novidade para nós atletas e sabemos das dificuldades que têm nele com as chuvas e suas pausas nesta época do ano. Vou lutar para sair com um top 10 da competição, resultado que acredito ser possível de alcançar e que me deixaria satisfeito”, destaca Wolf.

Já nas disputas femininas, a mais experiente do Shimano Sports Team será Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing), ciclista de elite. Também competem na prova paranaense as ciclistas Karen Olimpio (Team Oggi/Isapa) e Danielle Moares (Caloi Avancini Team), ambas sub-23, Marcela Lima (Groove/Shimano), na júnior, e por fim a caçula, Giulian Morgen (Sense Factory Racing), na sua estreia na categoria juvenil.

“Estou preparada. Consegui fazer um bom trabalho com meus treinadores até aqui, e agora é hora de testar os ‘motores’. Já competi duas vezes em Campo Largo, é uma pista divertida e dura, que exige muito da força e também da técnica, uma região que sempre chove e dá barro na pista. Ou seja, o terreno fica mais duro, o que deixa a disputa mais acirrada”, conta Karen Olimpio. “Nos últimos três anos foram três vencedoras diferentes. Começar com um top 5 nessa prova seria um bom sinal para o restante da temporada e esse é o meu objetivo”, finaliza a ciclista, que também conta com o XTR Di2 em sua bike.

Quarteto de MTB da Sense Factory Racing (Pedro Cury / Sense)

Estreantes em suas equipes, Marcela Lima e Giulia Morgen também têm boas expectativas. “Estou muito animada para abrir a sequência de provas deste ano e poder sentir o espírito de competição do mountain bike. Espero conseguir alcançar o mesmo desempenho que aplico nos meus treinos”, define Marcela. “Nunca corri na Taça Brasil em Campo Largo, mas espero colocar em prática tudo que treinei. Objetivo é fazer uma corrida limpa, sem erros e que assim eu consiga realizar uma ótima prova”, conta Giuliana.

Sul Brasileiro de Downhill – O município de Ibirama (SC) receberá neste fim de semana o Campeonato Sul Brasileiro de Downhill (DH), válido também como etapa do Catarinense de DH. Entre os destaques na prova apoiada pela Shimano está o catarinense Lucas Borba, integrante do Shimano Sports Team. Pelo fato de ser realizada em sua terra natal, Luquinha atua também como um dos organizadores do Sul Brasileiro de DH. “Temos mais de 150 inscritos e a previsão de um clima bom nos dois dias. Já há bastante gente treinando na pista e está bem legal o evento, com 20 atletas da elite confirmados”, conta Luquinha.

Karen Olimpio (Thiago Lemos / Divulgação)

Triathlon Internacional de Santos – O triatleta Reinaldo Colucci (Sesi/Shimano) disputa neste domingo o Triathlon Internacional de Santos, na distância olímpica: 1,5 km de natação na Praia do Boqueirão, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. “O evento abrirá meu calendário no Brasil. Essa é a competição que eu mais corri em minha carreira. Participo do amador desde a época de 2000 e, de lá para cá, foram poucas as edições que não estive presente. Devo ter mais de 15 participações. É uma prova que eu gosto muito. Percurso rápido que pega parte da rodovia Anchieta na etapa do ciclismo, momento em que me destaco, por ser um local que gosto de pedalar”, conta Colucci.

Shimano Sports Team – O novo grupo de atletas do Shimano Sports Team, por meio de suas equipes e seus ciclistas apoiados pela marca líder mundial de componentes para bicicleta, entra definitivamente no calendário de importantes competições de MTB, no começo desse ciclo olímpico de Tóquio 2020, que terá início em maio de 2018 e se estenderá por exatos dois anos.

Sobre a Shimano – Empresa lí­der de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

Marcela Lima da Groove/Shimano (Divulgação)

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpages no Facebook: http://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ http://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo