Dicas de nutricionistas para serem seguidas em Restaurantes Self Service

Foto: Divulgação

Fazer refeições em restaurantes e lanchonetes tornou-se um hábito quase que diário para muitos brasileiros que trabalham fora de casa, sendo que muitos preferem restaurantes self service, ou seja, aqueles que vendem alimentos por quilo.

Médicos e nutricionistas, no entanto, afirmam que todos devem prestar bastante atenção antes de entrar em um estabelecimento comercial, verificando o lugar, que precisa estar bem limpo e apresentar um cardápio que atenda a todos os paladares.

Um fator importante e imprescindível é com a higiene do local e a acomodação das bandejas com os alimentos. É de suma importância que as travessas/bandejas estejam posicionadas em balcões limpos e que cada travessa tenha seu próprio utensílio de servir.

Se faz necessário também que os balcões com as travessas/bandejas sejam cobertos, afim de evitar que os alimentos fiquem expostos a insetos ou sujeiras que porventura possa cair do teto.

A seguir, 7 dicas de médicos e nutricionistas ouvidos pela equipe de reportagem:

  1. Saladas e molhos só devem ser consumidos se estiverem em balcões refrigerados. Alimentos crus também devem estar em balcões gelados, ou a uma temperatura de 9º C.
  2. Comidas quentes tem que ter aquecimento constante, com temperaturas acima dos 95ºC, para evitar e/ou minimizar a proliferação de bactérias. Se estiverem expostos em temperaturas ambiente, podem esfriar rapidamente e, consequentemente, ficarão mais suscetíveis a contaminação.
  3. Prefira estabelecimentos comerciais onde os balcões estejam protegidos por coberturas de vidro, tipo abre e fecha, porque os alimentos ficam protegidos da contaminação da saliva, já que muitas pessoas costumam conversar quando estão se servindo.
  4. As colheres, conchas e talheres de servir devem ficar em locais apropriados, e não dentro das travessas. Fazendo isso, afasta o risco de contaminação e, consequentemente, assegura maior higiene.
  5. Verifique se os funcionários e os nutricionistas do restaurante, principalmente os que fazem a reposição dos alimentos, estão adequadamente vestidos, de preferência usando aventais e toucas protetoras.
  6. Verifique se os talheres, pratos, copos, toalhas, mesas e cadeiras estão bem limpos. Caso perceba alguma sujeira avise imediatamente os garçons e/ou funcionários do estabelecimento.
  7. Uma dica importante: É um direito de todo o consumidor/cliente visitar a cozinha do restaurante, apesar de muitos restaurantes não permitirem o acesso. Faça valer o seu direito.

Com informações da Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo