Equipes de resgate localizam destroços do avião que caiu no Irã

Equipes de resgate seguem em direção as montanhas na Região Central do Irã, onde um avião caiu no domingo (18/02), causando a morte de 65 pessoas – Foto: Tanim News Agency/Reuters

Equipes de resgate e militares iranianos conseguiram localizar na manhã desta terça-feira (20/02), por volta das 09h15min (horário local), os destroços do avião que caiu com 65 pessoas a bordo, matando a todos.

O acidente aéreo aconteceu na manhã de domingo (18/02), nas imediações da cidade de Yasuj, no Sudoeste do Irã, em uma região montanhosa de difícil acesso.

Autoridades locais informaram que o voo da Empresa Aseman Airlines partiu de Teerã, capital do Irã, com destino a Yasuj, tendo a aeronave desaparecido do radar a 50 minutos do aeroporto onde deveria pousar.

Um porta-voz do Exército Iraniano, que preferiu não se identificar, disse que a aeronave colidiu com uma montanha, explodindo e se partindo ao meio. Não há registro de sobreviventes.

As baixas temperaturas na região estão dificultando os trabalhos das equipes de resgate, aumentando ainda mais a tristeza e o sofrimento das famílias das vítimas.

Um dos familiares, que pediu para não ser identificado, disse que uma das prováveis causas do acidente pode ter sido o mau estado de conservação da aeronave, já que não existem peças de reposição devido a sanções econômicas impostas pela Comunidade Internacional.

Informações do site da Fundação para a Segurança na Aviação (www.aviation-safety.net) informa que o avião, modelo bimotor turboélice ATR-72 tinha mais de 24 anos, e que havia ficado cerca de seis anos fora de uso, antes de ser novamente utilizado na aviação civil do Irã.

Segundo informações do porta-voz da Guarda Revolucionária do Irã, Ramezan Sharif, os destroços da aeronave foram localizados por um drone militar.

Equipes de resgate chegam ao local do acidente, uma região montanhosa e de difícil acesso no Centro do Irã – Foto: Arya Jafari/Xinhua

Dois helicópteros foram enviados para as coordenadas que o drone localizou, e encontraram os destroços. O avião atingiu o topo da montanha e depois caiu 30 metros mais abaixo“, disse Ramezan Sharif.

Os familiares das vítimas ainda terão que suportar mais sofrimentos, já que o resgate dos corpos está sendo demorado devido as dificuldades de acesso ao local do acidente.

Helicópteros não estão conseguindo pousar na região, devido ao terreno inóspito e acidentado. As equipes estão levando os corpos a pé até o local onde estão os aparelhos.

Na tarde de segunda-feira (19/02), um grupo de manifestantes protestou na frente de um escritório do governo local do Condado de Dena Kooh, e exigiu das autoridades agilidade no resgate dos corpos das vítimas e a renúncia dos responsáveis pelo descaso.

O Irã teve vários acidentes aéreos nas últimas décadas, muitos dos quais provocados pela falta de peças de reposição. As autoridades iranianas culpam as sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA), que impedem o país de importar novas pelas de reposição das aeronaves.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo