Vulcão entra em erupção na Indonésia e autoridades emitem alerta máximo

Crianças caminham próximo ao Vulcão Mount Sinabung, na Indonésia, que entrou em erupção na manhã desta segunda-feira (19/02) – Foto: Sarianto/AP

O Vulcão Mount Sinabung, localizado no Planalto de Karo, na Província de Sumatra do Norte, na Indonésia, entrou em erupção na manhã desta segunda-feira (19/02), expelindo cinzas e densas colunas de fumaça. Todos os aeroportos do país foram fechados e centenas de voos cancelados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, aldeias que ficam localizadas próximas ao vulcão começaram a ser evacuadas e as equipes de resgate estão tendo dificuldades para retirar a população por causa da fumaça. A visibilidade na região ficou reduzida a cinco metros.

As autoridades da Indonésia emitiram alerta máximo, com grau vermelho, o mais alto da escala, em decorrência da nuvem de cinzas que atingiu 7.276 metros de altura. Ainda não há informações sobre vítimas.

Especialistas afirmam que a erupção do Vulcão Sinabung é a maior dos últimos anos e pode causar sérios danos a infraestrutura do país.

O chefe da Autoridade Regional Aeroportuária, Nur Isnin Istianto, disse em entrevista coletiva concedida a imprensa local, que o Aeroporto de Kutacane, localizado na Província de Aceh, foi fechado por tempo indeterminado. Todos os voos foram cancelados e os aviões que se preparavam para pousar foram redirecionados para outros aeroportos.

A mudança repentina na direção dos ventos fez com que as nuvens de fumaça e cinza atingem outras regiões, obrigando as autoridades locais a fecharem outros aeroportos, como os de Ualanamu e Meulaboh. O Aeroporto de Silangit permanece aberto.

O porta-voz da Agência de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse que a erupção do vulcão começou no início da manhã de hoje, por volta das 05h45min (horário local), e causou pequenos tremores em aldeias próximas.

Em cinco distritos, a visibilidade ficou reduzida a cinco metros“, afirmou Sutopo Purwo Nugroho.

O Vulcão Sinabung possui 2.460 metros de altura e está entre os mais ativos da Indonésia. Quando o vulcão entrou em erupção em 2014, mais de dez pessoas morreram e milhares de outras tiveram que deixar suas casas.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo