Terremoto de 7,2 graus na Escala Richter atinge o México

Ainda não há relatos de vítimas, mas os danos são consideráveis.

Um forte terremoto de magnitude de 7,2 graus na Escala Richter atingiu o Estado de Oaxaca, no Sudoeste do México, na noite desta sexta-feira (16/02), e apesar de ter provocado danos a infraestrutura de algumas cidades, não causou vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o abalo sísmico foi sentido na capital mexicana e, também, no Sul da Guatemala.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – Sigla em inglês) informou que o tremor de 7,2 graus na Escala Richter aconteceu por volta das 21h35min (horário de Brasília), tendo o epicentro sido localizado a 2 km a Sudeste de Pinotepa, no Estado de Oaxaca, e a uma profundidade de 43 km.

Pacientes de hospitais foram levados para as ruas, em decorrência do terremoto que atingiu o México na noite desta sexta-feira (16/02) – Foto: Claudia Daut/Reuters

Até o momento não há registro de mortos e/ou feridos, mas as equipes de emergência seguem procurando por pessoas que possam estar desaparecidas.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que um helicóptero militar com cinco pessoas a bordo caiu nas imediações de Pinotepa, causando a morte de três pessoas. O ministro de Governo do México, Alfonso Naverrete, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, também estavam a bordo da aeronave e foram resgatados com vida.

O ministro Alfonso Naverrete relatou que houve pane elétrica no aparelho, fazendo-o cair. Ele disse ainda que a equipe estava avaliando os danos causados a infraestrutura da cidade.

Testemunhas disseram que o abalo sísmico foi sentido fortemente na Cidade do México, capital do país, e que muitas pessoas entraram em pânico e saíram correndo dos prédios, permanecendo nas ruas durante toda a madrugada de hoje.

Um forte terremoto atingiu na noite desta sexta-feira (16/02) o Sudoeste do México, mas não causou vítimas. Pessoas entraram em Pânico e saíram as ruas – Foto: Edgard Garrido/Reuters

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram prédios balançando na Cidade do México e pessoas correndo desesperadas para o lado de fora.

Cerca de uma hora depois ocorreu um outro tremor, tendo este sido registrado como sendo de magnitude de 5,9 graus na Escala Richter. Ele foi localizado nas Regiões Sul e Central do México, com epicentro a 46 km ao Sul de Pinotepa.

Ao todo, segundo informações do Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México, ocorreram nas últimas horas 59 réplicas, com intensidade de 4,5 graus na Escala Richter.

As autoridades mexicanas não emitiram alerta de tsunami, mas por precaução determinaram que todos os moradores fossem evacuados das cidades litorâneas.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse em entrevista coletiva que todos os protocolos do Sistema Nacional de Proteção Civil foram ativados e que o governo informou através do Twitter que, antes de retornar às suas casas, a população deve “checar se há danos, desligar os sistemas de gás e desconectar as fontes de energia”.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo