Helicóptero com 5 pessoas a bordo cai no Sudoeste do México

Um helicóptero militar com cinco pessoas a bordo caiu na manhã deste sábado (17/02) próximo a Pinotepa, no Estado de Oaxaca, no Sudoeste do México, causando a morte de pelo menos três pessoas. Duas das vítimas foram resgatadas com vida e levadas a hospitais da região.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas serão devidamente apuradas. Ainda não há informações se o acidente aéreo tem relação com o terremoto de 7,2 graus na Escala Richter que atingiu o país na noite de sexta-feira (16/02).

O forte terremoto que atingiu o México na noite de sexta-feira (16/02) deixou muitas pessoas em pânico, e todas saíram as ruas – Foto: Yuri Cortez/AFP

 

Além das três vítimas fatais, também estavam no helicóptero que caiu o ministro do Interior do Governo do México, Alfonso Naverrete, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, que sobreviveram ao acidente.

As autoridades mexicanas informaram agora a pouco que o terremoto deixou cerca de 1 milhão de residências e empresas sem eletricidade na capital e em cidades que ficam localizadas na Região Sul do país.

Cerca de 50 casas ficaram danificadas no Estado de Oaxaca, que continua sofrendo com os tremores secundários. A maioria da população permanece nas ruas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que até o momento houve 225 réplicas e que ressaltou que novos abalos sísmicos podem ocorrer ainda hoje.

Na capital, Cidade do México, o alarme soou por 72 segundos antes dos tremores serem sentidos, disse o prefeito Miguel Angel Mancera.

O Vulcão Popocateptl, no Sul da Cidade do México, entrou em erupção neste sábado (17/02) – Foto: Divulgação

O terremoto foi mais intenso na cidade de Jamiltepec, no Estado de Oaxaca, onde cerca de 50 casas foram danificadas, juntamente com o prédio do governo e uma Igreja Católica.

Já na cidade de Putla Villa de Guerreno, um hospital foi evacuado e todos os pacientes, visitantes e funcionários foram evacuados, permanecendo nas ruas por várias horas.

Uma estrada foi interditada, depois que cabos elétricos de alta tensão se romperam, provocando curto-circuito e um incêndio, que já foi controlado e apagado. A rodovia permanece bloqueada.

O Vulcão Popocateptl, localizado ao Sul da capital mexicana, entrou em erupção, lançando uma coluna de fumaça e cinzas ao céu. As cinzas atingiram cidades a cerca de 1 km de distância.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo