Qual a importância do recall em um veículo?

A pergunta acima é bem pertinente. Em se tratando da segurança do carro, toda e qualquer questão deve ser observada. O recall tem grande importância e qualquer reparo que o veículo venha precisar deve ser executado o mais rápido possível. Confira abaixo algumas informações relevantes apontadas pela InstaCarro sobre o assunto.

Foto: Divulgação

O que é?

Frequentemente, vemos notificações das montadoras chamando os proprietários de uma leva específica de um certo modelo para comparecem às concessionárias a fim de realizar algum conserto. Esse é o conhecido recall de veículos, uma chamada de reparação quando há falhas de fabricação em um dos lotes. Nesses casos, o erro deve ser sanado e se necessário, o produto trocado sem nenhum tipo de ônus ao público.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção são enquadrados como fatores que podem causar riscos.

Como funciona e quais os direitos do consumidor

Vale a pena entender como funcionam os procedimentos do conserto, e principalmente, quais os seus direitos perante uma situação assim. A primeira coisa a saber é que o recall não pode trazer nenhum ônus ao consumidor.

Conhecer os direitos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor é tão necessário quanto entender sua relevância. Caso o carro conste do recall, é preciso entrar em contato com o fornecedor, que provavelmente designará que o usuário compareça em alguma sede para realizar o ajuste. Não esqueça que, além da sua segurança estar em jogo, os veículos que não atenderem à solicitação ficam registrados na documentação.

No entanto, se não comparecer ao chamado em até um ano, o cliente ainda pode ir à concessionária a qualquer momento, pois é seu direito. Muitas pessoas acabam sabendo da situação muito tempo após ela acontecer, tornando-se comum o fato de alguns proprietários aparecerem vários anos depois do anúncio do recall.

O reparo afeta no valor da venda?

Um carro com problemas, com certeza, é menos atrativo do que outro em ordem do mesmo valor. Nesse caso, é bem provável que o comprador possa pedir um desconto.

Claro que pode acontecer de ele não se importar em saber o histórico de reparo do automóvel e, simplesmente, efetuar o pagamento sem nem pensar duas vezes. Portanto, vale muito a pena atender ao recall feito pelo fabricante. E o melhor: sem custos aos clientes. O ônus será da montadora, que poderá perder a confiança dos seus consumidores.

Sobre a InstaCarro:

Criada no fim de 2015 e baseada em São Paulo (SP), a startup atraiu um exigente grupo de investidores para apoiar seu projeto inovador no Brasil, recebendo um dos maiores aportes de capital para uma empresa de internet nesse estágio até hoje no país. Entre as vantagens de usar o serviço estão a oferta para mais de 1.500 lojas e concessionárias do Brasil em até 1h30 – o vendedor recebe múltiplas ofertas, escuta a maior e, se aceitar, é pago no mesmo momento. Além disso, não é preciso se preocupar com laudo de transferência, já que a InstaCarro cuida do processo. Para saber mais, acesse: www.instacarro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo