Avião militar israelense é derrubado na Síria

Um avião militar, modelo caça F-16, pertencente a Força Aérea de Israel, foi derrubado neste sábado (10/02) na Síria. Ainda não há informações sobre vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o avião militar israelense participava de um ataque em território sírio quando foi abatido por mísseis antiaéreos, caindo e explodindo ao atingir o solo.

Militares israelenses observam os destroços do Caça F-16, abatido neste sábado (10/02) quando sobrevoava o território sírio – Foto: Deutsche Welle (DW)

As Forças de Defesa de Israel informaram que o caça F-16 estava participando de um ataque contra alvos iranianos em território sírio, que supostamente teria utilizado um drone para realizar cerca de 12 ataques contra o território israelense.

As Forças de Defesa atingiram vários sistemas de controle iranianos na Síria que enviaram o drone ao espaço israelense. Forte fogo antiaéreo. Um F-16 caiu. Pilotos estão seguros. O Irã é responsável por essa grave violação da soberania israelense“, disse Jonathan Conricus, porta-voz das forças israelenses.

Ainda não se sabe ao certo de o avião militar israelense chegou a era atingido de fato pelos misseis antiaéreos ou se caiu por outra razão.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o piloto israelense do F-16 teria conseguido se ejetar da aeronave, sendo resgatado logo em seguida apenas com ferimentos leves. O avião caiu no Vale de Jezreel, no Norte de Israel/Palestina.

Já o drone iraniano foi abatido e resgatado por tropas israelenses. Ele será analisado.

A Guerra Civil na Síria já causou a morte de pelo menos 540 mil pessoas e deixou mais de 250 feridos e 360 mil desabrigados. O número oficial de refugiados é de aproximadamente 250 mil, que se encontram em acampamentos improvisados, principalmente na fronteira com a Turquia.

Israel vem aproveitando a instabilidade política e social na Síria e, sobretudo o conflito entre rebeldes e tropas leais ao presidente/ditador Bashar al-Assad, para atacar alvos no país vizinho, desrespeitando normas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle (DW)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo