Forte terremoto atinge Taiwan e deixa 2 mortos e 114 feridos

Equipes de resgate buscam por sobreviventes após o desabamento parcial do Hotel Marshal em Hua-lien, em Taiwan – Foto: STR/AFP

Um forte terremoto de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter atingiu na tarde desta terça-feira (06/02) a Ilha de Taiwan, na Ásia, causando a morte de pelo menos duas pessoas e deixando outras 114 feridas.

Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) mostram que o tremor ocorreu por volta das 13h50min Horário de Brasília), a 9 km de profundidade e a 22 km de distância da cidade de Hua-lien.

O número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, a medida que as equipes de resgate cheguem as localidades mais afetadas pelo abalo sísmico.

Autoridades locais informaram agora a pouco que o Hotel Marshal e um Hospital Militar em Hua-lien tiveram sérios danos estruturais e que por precaução os prédios estão sendo evacuados. Outros prédios desabaram, soterrando os moradores. Pelo menos duas rodovias e três pontes foram danificadas e, por essa razão, tiveram que ser interditadas.

O Escritório Central de Meteorologia da Ilha de Taiwan informou que não foi necessário emitir alerta de tsunami no Oceano Pacífico, mas que por precaução alguns moradores estão sendo removidos da costa taiwanesa.

Um prédio em Hua-lien, em Taiwan, ficou seriamente danificado no terremoto de 8 graus na Escala Richter desta terça-feira (06/02) – Foto: Hualien County Fire Bureau via AP

O presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu aos membros de seu gabinete e aos ministros, que emitam o ‘mecanismo de desastre’ e que trabalhem de forma rápida para amenizar o sofrimento da população afetada.

Nos últimos três dias as autoridades taiwanesas registraram mais de 20 tremores de terra de baixa intensidade. No século 20 ocorreram no país dois grandes terremotos de magnitude de 8 graus na Escala Richter.

O primeiro ocorreu em 1910, em frente à costa de Yilan, e o segundo aconteceu em 1920, no litoral de Hua-lien, ambos no Leste de Taiwan.

Especialistas e sismólogos taiwaneses avaliam que outros tremores de 8 graus na Escala Richter podem ocorrer no país nos próximos 10 anos. Taiwan fica localizada próxima a Fossa Ryukyu, uma área propensa a abalos sísmicos.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo