Surfistas paulistas saem na frente no Rip Curl Grom Search

Paulistas Eduardo Motta, Sophia Medina, Caio Costa e Guilherme Fernandes saem na frente no Rip Curl Grom Search, apresentado por Guaraná Antarctica, na Prainha, em São Francisco do Sul. Surfistas de 10 estados disputaram o evento e vencedora da feminina teve a torcida do irmão, Gabriel Medina, pela transmissão da internet.

Surfista Caio Costa – Foto: Márcio David

Os paulistas dominaram as quatro finais na etapa inicial do Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, neste domingo (28), na Prainha, em São Francisco do Sul/SC. Eduardo Motta foi o campeão da mirim (sub16); Sophia Medina, irmã caçula de Gabriel Medina, levou na feminina (sub16); Caio Costa foi o melhor da iniciante (sub14); e Guilherme Fernandes faturou a grommet (sub12).

Caio e Guilherme foram dois grandes destaques no evento. O primeiro fez duas finais, sendo o quarto na mirim, enquanto que o segundo garantiu a única nota dez, para somar 19 pontos de 20 possíveis. A competição, que contou com boas ondas de até 1,5 metro, reuniu surfistas de dez estados e também prestou homenagem ao surfista Jean da Silva, falecido em 2017 e que por dez anos foi atleta da equipe Rip Curl.

Dos quatro vencedores, Eduardo Motta e Caio Costa já são “velhos” conhecidos, com títulos no Circuito, na grommet. Sophia e Gui comemoraram as suas primeiras conquistas em grande estilo. Os “donos da casa” também chegaram junto, tendo atletas nas quatro finais, sendo três deles em segundo lugar: Wallace Vasco, na mirim, Lanai Henrique, na feminina, e Heitor Mueller, na iniciante. Davi Glazer foi o quarto na sub12.

Surfista Eduardo Motta – Foto: Márcio David

Vale ressaltar que Heitor Mueller, local da Prainha, foi o grande nome do primeiro dia, garantindo um 9,5. O Instituto Gabriel Medina (IGM) também foi destaque vencendo três das quatro categorias, com Gui, Caio e Sophia. No total, foram nove atletas entre os 16 finalistas da etapa.

“Foi uma grande surpresa positiva ter vindo mais uma vez, depois de tanto tempo, a São Francisco do Sul. O Rip Curl Grom Search já foi disputado em 2001 aqui, quando o Jean da Silva ganhou e entrou para a equipe. E ele ficou dez anos com a marca, até 2010. Fizemos a homenagem e só por esse motivo já foi especial ter voltado para cá”, falou o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.

Ele também elogiou as condições da etapa, tanto do mar quanto de público. “O final de semana foi muito bom, com altas ondas, praia cheia, sol. Foi muito legal”, acrescentou. “A gente também teve mais um motivo para comemorar, pela vitória da Sophia, a primeira dela no Rip Curl Grom Search. Deixou o final de semana ainda mais alegre para nós da Rip Curl e só comprova que ela tem um futuro brilhante pela frente”.

Surfista Eduardo Motta – Foto: Márcio David

GABRIEL MEDINA – Quem também vibrou com a vitória de Sophia foi Gabriel Medina, que acompanhou a disputa pela transmissão ao vivo pela internet e logo após postou um depoimento em sua rede social. “Parabéns pequena! Feliz por você. Aproveita! Te amo”, declarou o primeiro brasileiro campeão mundial e que também passou pelo Rip Curl Grom Search quando adolescente, sendo também campeão internacional, em 2010, na Austrália, antes de explodir como profissional.

Nas ondas, a primeira vitória do dia foi na grommet. Gui Fernandes vinha de uma atuação excepcional na semifinal, quando garantiu o dez. Na decisão, garantiu uma nota 8,75, na quarta onda, que lhe assegurou uma tranquilidade para a vitória. Murillo Coura e Ryan Coelho, seus companheiros de IGM, ficaram em segundo e terceiro lugares, com Davi Glazer em quarto.

“Muito irado, um campeonato muito importante, com nível muito alto. Primeira vez que ganhei o Grom Search. Consegui achar ondas boas na bateria e nem acreditei quando saí e ouvi que tinha vencido”, vibrou Guilherme Fernandes, de 12 anos.

Surfista Eduardo Motta – Foto: Márcio David

Na iniciante, Caio levou o título também ao garantir um 8,25. Heitor Mueller iniciou uma recuperação, mas não conseguiu virar. Sunny Pires e Gabriel de Souza, que treinam com Caio no IGM, foram o terceiro e quarto colocados. “Fiquei muito feliz em começar bem o ano com essa vitória. Agradeço ao IGM por ter garantindo os custos da etapa e aos patrocinadores. Agora, vamos para a próxima etapa focado”, falou o atleta de 14 anos, que sentiu o cansaço na segunda final do dia. “Atrapalhou um pouco, mas volto feliz para casa’, complementou.

Entre as meninas, Sophia Medina manteve o ritmo forte, abrindo com uma nota 6,25 e não foi ameaçada. A carioca Júlia Duarte, que agora treina com a caçula de Gabriel Medina, foi a terceira, seguida da paulista Pamella Mel. “Graças a Deus consegui ganhar um dos campeonatos mais importantes do País, feito pela Rip Curl, que é meu patrocinador oficial. Venho treinando muito tempo no Instituto e estou feliz por vencer, que é uma categoria acima da minha e agora vou tentar esse título do Circuito”, falou a atleta de 12 anos, acompanhada do pai, Charles Saldanha, e da mãe, Simone Medina.

Na última disputa do dia, Eduardo Motta, de Guarujá, garantiu a maior nota da bateria, um 7,25 e teve como grande rival Wallace Vasco. A diferença entre os dois foi de menos de um ponto e dele para o quarto colocado, Caio Costa, de pouco mais de dois pontos. Mottinha somou 12, Wallace, 11,15, o paranaense Kainan Meira, 10 e Caio, 9,80. “Essa vitória foi muito importante pra mim. Começar o ano com o pé direito é sempre bom”, falou o surfista de 15 anos. “Agora que venci, acho que meus planos vão mudar totalmente. Vou para o Havaí agora, mas volto antes da segunda etapa”, revelou animado.

Surfista Guilherme Fernandes – Foto: Márcio David

Fora do mar, o evento foi marcado pela diversão para os atletas e público. Os competidores, inclusive, tiveram uma área vip com frutas e Guaraná Antarctica gelado, além de uma confraternização no sábado à noite no Bar do Banana, com pais e técnicos juntos. A segunda e última etapa do Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, está confirmada para os dias 24 e 25 de fevereiro, na Praia de Geribá, em Búzios/RJ, que recebeu muito bem o evento no ano passado.

FINAL INTERNACIONAL – Os campeões da mirim e da feminina, na soma das duas etapas, estarão garantidos na final internacional do evento, em algum lugar do mundo, com a viagem custeada pela Rip Curl, um prêmio mais do que especial para talentos da nova geração. “Agora vamos partir para Búzios para definir os campeões que representarão o Brasil. Queremos agradecer o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul para o sucesso do nosso evento”, completou.

O Rip Curl Grom Search 2018, apresentado por Guaraná Antarctica, tem os patrocínios de lojas Pró Ilha e 900 Graus, com apoios de Jandaia, Pousada Vila Pitangola, Pousada da Ilha, Pousada Sombrero Verde, Hotéis Villa Real, prefeituras de São Francisco do Sul e Búzios. Supervisão da Fecasurf e Feserj com assessoria de imprensa da FMA Notícias e cobertura da Revista Hardcore.

Surfista Heitor Mueller – Foto: Márcio David

RESULTADOS DA 1ª ETAPA

CATEGORIA MIRIM (SUB16)

1 Eduardo Motta – SP

2 Wallace Vasco – SC

3 Kainan Meira – PR

4 Caio Costa – SP

CATEGORIA FEMININA (SUB16)

1 Sophia Medina – SP

2 Lanai Henrique – SC

3 Júlia Duarte – RJ (SP)

4 Pamella Mel – SP

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Caio Costa – SP

2 Heitor Mueller – SC

3 Sunny Pires – RJ (SP)

4 Gabriel de Souza – SP

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Guilherme Fernandes – SP

2 Murillo Coura – SP

3 Ryan Coelho – PR (SP)

4 Davi Glazer – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo