Focados no conhecimento, jovens de Aparecida do Taboado começam jornada profissional com Senar/MS

Foto: Ellen Albuquerque

Dia 25 de janeiro de 2018. A data marca o início de um novo ciclo para 18 jovens do município de Aparecida do Taboado, distante 440 quilômetros de Campo Grande. É a aula inaugural do Programa Senar Jovem Aprendiz Rural, no curso de Mecânico de Manutenção de Tratores. A iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS qualifica pessoas de 18 a 22 anos para o mercado.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, o programa reúne um conteúdo atualizado e completo. “Em todas as iniciativas da instituição, existe a preocupação em transferir o conhecimento. Ou Seja, os alunos adquirem a teoria, têm a oportunidade de realizar a prática na empresa e são remunerados por essa atividade desenvolvida. Além disso, é um programa possibilita que os jovens se tornem altamente competitivos no mercado de trabalho”.

Entre os participantes, o foco está na busca por informação. É o caso do Luan Pereira, de 19 anos, que apesar da idade, já é um veterano quando o assunto é agro. “Meu pai é gerente de uma propriedade e sempre estou no sindicato rural fazendo os cursos oferecidos pelos Senar/MS. A minha expectativa é sair um profissional qualificado e pronto para o mercado de trabalho”.

Para a Aritana Oliveira, de 20 anos, a área escolhida tem influência da família. “O que me motivou foi meu pai e irmão, que são mecânicos. É uma de herança de família atuar nessa atividade. Quero me doar ao máximo para ser uma profissional competente”, comenta.

A iniciativa já existe em Caarapó, Nova Alvorada e agora também passa a ser realizada em Aparecida do Taboado. “A demanda partiu do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, que teve a sensibilidade de notar essa necessidade na região, e comunicou o Senar/MS, que é o responsável pelo conteúdo profissional; e a parceria privada, que abre as portas e acredita no potencial desses jovens”, afirma o superintendente.

O presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Antônio Sanchez, falou da atuação da unidade sindical e da contribuição por parte das instituições. “Em 2017, o Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural, qualificou 1.500 pessoas. Peço que agarrem essa oportunidade com unhas e dentes. Foquem no futuro, a oportunidade está nas mãos de vocês”, destacou Sanchez aos jovens.

A cerimônia da aula inaugural teve a presença do o supervisor de Recursos Humanos da Alcovale, Antônio Carlos Ferrarezzi, que ressaltou a importância do curso para a formação profissional dos estudantes.

“A Famasul e o Senar/MS permitiram a realização deste projeto que cria oportunidades e enaltece a qualidade profissional deste público. Os desafios são vários, mas lá na frente, todo esforço valerá a pena. Não tenho dúvidas que muita gente gostaria de estar no lugar de vocês”, afirmou.

Também participou da cerimônia a secretária municipal de educação de Aparecida do Taboado, Maria Margarida de Matos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo