RenovaBR inicia curso de capacitação para novas lideranças políticas de todo o País em parceria com SBCoaching

Villela da Matta, presidente da SBCoaching e Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR – Foto: SBCoaching/Divulgação

O RenovaBR, projeto criado para desenvolver e capacitar cidadãos para ingressarem na política, deu início ao curso de formação nesta segunda-feira, dia 22. As aulas presenciais acontecem na sede da SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching), considerada uma das maiores empresas de coaching do mundo e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance, parceira do projeto.

No domingo, 21, os primeiros cem bolsistas foram recebidos pelo co-fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, e tiveram encontro com a senadora Ana Amélia Lemos e o jurista Márlon Reis, que falaram sobre ética na política.

Na capital paulista, serão duas semanas de atividades em dois turnos (baixe o conteúdo programático no link ao final da mensagem). As disciplinas serão ministradas por professores altamente capacitados que irão tratar de temas cruciais para ampliar a compreensão do papel dos políticos enquanto representantes da sociedade, funcionamento dos poderes, liderança e propósito na política e temas relevantes de Brasil. A intenção é prepará-los para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-los a desenvolver sua capacidade de diálogo e convergência para solução dos problemas do Brasil. O curso do RenovaBR mescla aulas presenciais e à distância. A carga horária total é de 240 horas, entre atividades obrigatórias e eletivas.

Além disso, cada bolsista terá acompanhamento de um coach da SBCoaching de fevereiro a julho, totalizando um mínimo de 100 horas de coaching por bolsista. São cem coaches selecionados entre centenas de inscritos, que se disponibilizaram para atuar de forma totalmente voluntária com o objetivo de desenvolver e potencializar habilidades e competências, através de modelos e ferramentas comprovados cientificamente. “A atuação de nossos coaches é totalmente técnica, sistêmica e passível de reprodução. Não tem a mínima relação com ideologia, posição, nem opinião. Esse tipo de coisa tem a ver com mentoria ou consultoria”, diz Villela da Matta, presidente da SBCoaching e responsável pela metodologia que será usada no programa e pelo treinamento dos coaches, junto com a master coach Flora Victoria.

Os cem alunos foram selecionados entre mais de quatro mil inscritos dispostos a renovar a política nacional. “São pessoas com potencial e coragem para romper com as velhas práticas e desenvolver políticas públicas que melhorem efetivamente a vida do cidadão”, garante Eduardo Mufarej. Os participantes recebem uma bolsa mensal para que possam se dedicar com exclusividade à formação.

Para seguir no projeto até julho, prazo final do curso, os bolsistas terão de cumprir carga horária mínima de 200 horas e ter 80% de aprovação das avaliações feitas ao longo do semestre, além de seguirem alinhados com o propósito do RenovaBR de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.

Conheça os bolsistas

Os cem participantes do projeto RenovaBR e os coaches voluntários da SBCoaching serão apresentados no dia 02/02, a partir das 9h, no Teatro do World Trade Center (Av. das Nações Unidas, 12551, Monções, São Paulo).

Conteúdo Programático: AP_Conteudo_programatico.docx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo