Novo Audi SQ5 – Um SUV com S Maiúsculo

Se os 252 cv do Audi Q5 não forem suficientes para você, o novo SQ5 e seus 354 cv fazem qualquer viagem ter mais graça

Audia SQ5 (Foto: Divulgação)

Audia SQ5 (Foto: Divulgação)

É verdade que o motor 2.0 de 252 cv do Audi Q5 já é suficiente para dar bom fôlego ao SUV. Mas, quando se trata de modelos de luxo e, especialmente, os alemães, pimenta ao volante nunca é demais. Essa é a missão do novo SQ5, que desembarca este mês nas concessionárias da Audi no Brasil por R$ 397.990.

As altas cifras cobradas pelo carro podem assustar leitores desavisados, que não sabem ao certo a diferença que o emblema “S” faz nos carros da marca. No caso do SQ5, o 2.0 é substituído por um 3.0 V6 turbo de 354 cv e 50,9 kgfm entre 1.370 e 4.500 rpm. Na prática, isso significa que a aceleração até 100 km/h é feita em 5,4 segundos, quase um segundo a menos que os 6,3 s do Q5 (que está a venda por aqui desde agosto). Nada mau para um SUV de 1.870 kg!

Apesar de parrudo, ele entrou em dieta para chegar à nova geração 35 kg mais leve que o antecessor, sendo que 14 kg foram poupados só no motor.

Audia SQ5 (Foto: Divulgação)

Audia SQ5 (Foto: Divulgação)

Para gerenciar tanto apetite por asfalto, a caixa de câmbio de oito velocidades faz trocas automáticas bastante ágeis e suaves. A força é transmitida para as quatro rodas pela tração quattro, que avalia qual eixo tem maior aderência para entregar nele mais torque. Tudo para garantir o melhor desempenho.

Tive a oportunidade de acelerar o SQ5 por rodovias e pequenas estradas alemãs, em trechos que mostraram a eficiência em diferentes condições. Como teria apenas algumas horas a bordo do carrão, logo alterei o seletor Drive Select de condução para o modo mais esportivo. Graças à tração integral e o bom fôlego do motor, o modelo nem parece um SUV em acelerações mais fortes. O ponteiro vence o velocímetro rapidamente, enquanto as marchas são trocadas em um piscar de olhos.

Da famosa Autobahn, saí para uma pequena estrada nos arredores de Ingolstadt, cidade que abriga a sede da Audi, para surpresas ainda melhores. As suspensões são firmes e se mostraram impecáveis em curvas mais acentuadas. Nelas, a carroceria rola pouco, garantindo conforto aos ocupantes e tocada esportiva para o motorista. Mas, vale lembrar que o asfalto por lá tem poucas imperfeições em relação ao brasileiro. Por aqui, é possível que o motorista prefira conduzir o SQ5 no modo mais macio em boa parte do tempo.

De visual simples, revestimento interno agrada com detalhes em fibra de carbono e couro com costuras bem marcantes

De visual simples, revestimento interno agrada com detalhes em fibra de carbono e couro com costuras bem marcantes

Falando nele, o seletor de modos de condução é parte importante da graça de dirigir o SQ5 porque a diferença no comportamento dinâmico é bastante perceptível entre o modo mais confortável e o mais apimentado. No Comfort, o desempenho não deixa o motorista na mão mesmo em subidas. Mas, é no Dynamic que o SQ5 mostra tudo que é capaz: o ronco do motor invade a cabine, as supensões ficam mais firmes e as trocas de marchas são feitas em giros mais altos, para que o motor possa entregar o máximo de sua potência.

A esportividade também aparece no revestimento da cabine: os bancos tem apoios laterais, costuras bem marcadas, além de ajustes elétricos, apoio lombar e memória de posições. Há detalhes em couro e alcântara, aquele revestimento acamurçado, além do teto com tecido preto e de detalhes que imitam fibra de carbono. Porém, o SQ5 conta com a tradicional tela sem sensibilidade ao toque da Audi. Os comandos são feitos por um confuso seletor entre os bancos, que joga contra a intuitividade do sistema e modernidade do carro. Já os gráficos do GPS e do painel digital poderiam ser mais refinados – como já acontece em outros modelos, a exemplo do A8.

Quem viaja atrás tem bom espaço para pernas, graças aos 2,82 m de entre-eixos. Também jogam a favor do conforto as saídas de ar ao centro. Mas, pesam contra o assoalho e o duto central elevados, que dificultam a viagem de um terceiro adulto no centro do banco traseiro. Não dá para ser bom em tudo…

Ficha Técnica:

Motor: Dianteiro, longitudinal, V6, 3.0, 24V, turbo, gasolina, injeção direta

Potência: 354 cv a 5.400 rpm

Torque: 51 kgfm a 1.370 rpm

Câmbio: Automático de 8 marchas, tração integral

Direção: Elétrica

Suspensão: Multilink na dianteira e traseira

Freios: Discos ventilados

Pneus: 255/45 R20

Dimensões
Compr.:
4,67 m
Largura: 1,89 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,82 m

Tanque: 70 litros

Porta-malas: 550 litros (fabricante)

Peso: 1.870 kg

Central multimídia: 8,3 pol., não sensível ao toque

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